Município de Soledade decreta situação de emergência
Município foi fortemente atingido por chuva de granizo na noite de domingo
Em virtude da forte chuva de granizo que atingiu o município de Soledade neste domingo, 10/07, a administração municipal decidiu decretar situação de emergência na manhã desta segunda-feira, 11/07.
A decisão foi do prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo que anunciou a decisão na Rádio Cristal.
Em relação a doações, no momento serão prioritariamente distribuídas lonas e em seguida, o brasilit, pois será necessário a compra deste utensílio.
Para a secretária da Assistência Social de Soledade, Jane Ottoni, a secretaria trabalhou a noite toda e hoje continuará fazer o cadastramento.
Segundo Jane, o prefeito decretará situação de emergência para receber auxílios e superar a dificuldade no município.
O prefeito municipal afirmou que esta trabalhando desde o momento do ocorrido junto ao planejamento do orçamento para minimizar os problemas.
Ele ressaltou o trabalho realizado pela Corporação de Bombeiros de Soledade que alertou todo seu efetivo para atender a população.
O Major Jamir Lago, coordenador regional da Defesa Civil afirmou que os números aumentam juntamente com a dimensão dos estragos quando chega a luz do dia.
Quando falado sobre as telhas, maior pedido da comunidade, é uma burocracia que ninguém tem que fugir e por isso, demora.
Até o momento na regional da Passo Fundo, somente o município de Soledade foi atingido e prejudicado com a precipitação de granizo.
Chuva de granizo atingiu mais de 500 residências em Soledade
A forte chuva de granizo que atingiu Soledade na noite deste domingo, 10/07, danificou muitas residências no município.
De acordo com informações da Corporação de Bombeiros de Soledade, os principais atingidos foram moradores dos bairros Ipiranga e Farroupilha.
A chuva que durou cerca de cinco minutos e aconteceu por volta das 22h45 foi o suficiente para prejudicar muitos telhados nos dois bairros.
A Defesa Civil de Soledade auxiliou, juntamente com a Secretaria da Assistência Social e Bombeiros, a distribuição de lonas na sede da Corporação.
Lojas que comercializam lonas chegaram a abrir as portas durante a noite para que moradores pudessem comprar os utensílios.
A reportagem da Rádio Cristal acompanhou algumas residências e evidenciou o fato de muitos moradores de outros bairros estarem auxiliando na colocação de lonas nas casas atingidas.
A orientação dos Bombeiros é de que os necessitados se desloquem até a Corporação para receber auxílio, visto que, com a movimentação, eles não seriam capazes de se deslocar até todos os lugares.
Segundo o órgão, foram distribuídos mais de 15 mil m² de lona e mais de trezentas residências foram danificadas.
Doações
As doações podem ser deixadas no Quartel da Corporação de Bombeiros de Soledade: alimentos, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, fraldas descartáveis (adulto e infantil), cobertores e colchões.
O telefone para informações é (54) 3381-9000.
Ouça a coletiva com os representantes do município falando sobre os estragos e decretando situação de emergência.
Comentários