STR de Soledade e Mormaço orienta sobre aplicação de possíveis golpes relativos à prova de vida
Baixar ÁudioTodavia, cabe destacar que o processo voltou a ser realizado de forma presencial este ano, por isso, ligações suspeitas voltadas para a temática devem ser desconsideradas
Foto: Marcos Vinícius de Souza/Tua Rádio Cristal
Em decorrência da pandemia, a prova de vida foi suspensa por um determinado período. Porém, em 2022 o processo foi retomado de forma presencial, conforme aponta o INSS.
Tal procedimento serve para comprovar que o segurado está vivo, garantindo assim o direito de continuar recebendo o benefício.
O processo acontece de forma anual. Em regra, no mês do aniversário do aposentado e pensionista. Caso o beneficiário não possa ir ao banco, é possível enviar um representante legal ou procurador legalmente cadastrado no INSS ou na agência bancária.
Todavia, em meio ao processo em ênfase, um problema tem se mostrado presente, dificultando o melhor ordenamento deste – a tentativa de aplicação de golpes direcionados a aposentados, associados e a população em geral.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e Mormaço, Alessandro de Miranda Gasparin, os golpistas acionam as possíveis vitimas por meio de uma chamada telefônica, mencionando e comprovando dados pessoais destas e em seguida solicitando o envio de fotos que comprovem-os.
Com isso, algumas pessoas acabam crendo no processo, menciona Alessandro. Todavia, ele reforça que o processo é feito neste ano apenas de modo presencial e não de forma online como anteriormente vinha sendo realizado.
Gasparin reforça ainda que dúvidas pertinentes ao processo devem ser solucionadas junto aos órgãos responsáveis, tais como as agências bancárias e o próprio INSS, evitando transtornos.
Na oportunidade e aproveitou para destacar que na próxima quarta-feira, 12/01, será realizada uma audiência pública no Centro Cultural de Espumoso, a fim de debater por meio de representantes regionais de Prefeituras Municipais, sindicatos, cooperativas agrícolas, associados, agricultores e instituições envoltas ao tema, a situação da estiagem que assola tais municípios e suas respectivas consequências, com ênfase aos agricultores envolvidos no segmento da bacia leiteira um dos mais prejudicados pelo problema da estiagem.
Ouça a notícia completa no player acima.
Comentários