Polêmica da Semana discutiu o fim da greve estadual dos professores em Soledade
Cpers/Sindicato e professores debateram sobre o assunto
Foto: Dionatãn Lamonato/Rádio Cristal
Em mais uma edição do quadro “Polêmica da Semana”, neste sábado, 09/07, o assunto em debate, foi o fim da greve do magistério estadual em Soledade.
Na oportunidade estiveram presentes, a responsável pelo 28° Núcleo do Cpers/Sindicato de Soledade, Magali Rocha, professora, Rosane Bettim e o Diretor da Escola Ciep Jair Espindola.
A situação atual foi determinado que na assembleia realizada no início da tarde desta quinta-feira, 07/07, os professores da rede pública do Rio Grande do Sul decidiram encerrar a greve da categoria, iniciada em 16 de maio.
No entanto, as negociações sobre o reajuste salarial não avançaram no período, por conta da crise financeira. A categoria pedia reajuste de 13% retroativo a 2015, e mais 11% referente a 2016.
Em votação na Casa do Gaúcho, no Parque Harmonia, em Porto Alegre, a opção da maioria foi pelo fim da paralisação, após 53 dias. Segundo o Cpers-Sindicato, foi a maior greve dos últimos 25 anos.
A categoria, porém, ressalta que a mobilização acaba, mas será "fortalecida". O retorno às aulas ocorre na segunda-feira, 11/07.
Apesar de não conseguir o reajuste salarial, o magistério comemorou a reposição dos dias de greve e a manutenção da gratificação por difícil acesso, ambos firmados em acordo com o governo do estado.
Ouça o Polêmica da Semana sobre o fim da greve do magistério estadual em Soledade.
Comentários