MEI RS: município da região de Soledade é contemplado com consultorias gratuitas
Baixar ÁudioEm Ibirapuitã são cinco MEIs já inscritos
A Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional possui vários projetos que visam qualificar a mão-de-obra gaúcha e alavancar a economia do Estado. Dentre eles, está o MEI RS, que disponibiliza mais de 15 mil horas de orientação personalizada feita por um especialista, na modalidade online, para mil MEIs.
Conforme o secretário em exercício de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS, Tiago Cadó, o governador Eduardo Leite desafiou a pasta a criar políticas públicas capazes de auxiliar a iniciativa privada a gerar postos de trabalho no Rio Grande do Sul, além de qualificar a mão-de-obra gaúcha para estar disponível no mercado de trabalho”, afirmou.
Na região de Soledade, o município de Ibirapuitã foi contemplado. “O programa irá oferecer essas consultorias gratuitas, em parceria com o Sebrae, aos MEIs e prefeituras”, completou Tiago. A região está inserida na 15ª Região do Trabalho e as inscrições para os municípios que estão inseridos no programa, iniciou na segunda-feira dia 29/01.
“As pessoas já estão podendo se cadastrar. Em Ibirapuitã são cinco MEIs já inscritos. Então é uma forma de conseguirmos oferecer a mão estatal, para evitar que haja o fechamento desses empreendedores que são importantes para a economia gaúcha”, completou o secretário. Para participar, a empresa precisa ter sido constituída entre 2021 e o primeiro semestre de 2023.
Atualmente, existem 807,3 mil MEI’s ativos no RS, segundo dados da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Estado (Jucis/RS). Mesmo assim, o Rio Grande do Sul ainda é um dos estados que tem a maior taxa de mortalidade de pequenas empresas no país, cerca de 18% por ano.
Texto: Betinho Reis/Tua Rádio Cristal
Comentários