Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Acupuntura: técnica milenar chinesa à base de agulhas

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

Essa é uma técnica tradicional antiga da medicina chinesa e os procedimentos consistem na estimulação de pontos no corpo, chamados meridianos

Foto: Divulgação

Quando se fala em tratamento com agulhas, as pessoas já ficam desconfiadas. No entanto, a acupuntura, que é uma prática baseada no uso das agulhas, é utilizada em tratamentos relacionados à tensão, estresse e condições emocionais.

“Essa é uma técnica tradicional antiga da medicina chinesa e os procedimentos consistem na estimulação de pontos no corpo, chamados meridianos. A inserção das agulhas nesses pontos estimula o sistema nervoso a liberar substâncias químicas em partes do corpo”, explicou Viviane Provin, especialista em acupuntura.

Segundo Viviane, as substâncias liberadas irão alterar a experiência da dor ou desencadearão diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo. “Os efeitos do tratamento ajudam a aliviar dores crônicas, como dor lombar e no joelho, reduzir a frequência de dores de cabeça, dor pós-operatória, cólica renal, artrite reumatoide entre outras. Portanto os benefícios são diversos”, relatou.

É importante ressaltar que na grande maioria das vezes, a acupuntura é indolor, mas, isso não significa que em algumas pessoas possa haver uma leve dor quando a agulha é inserida.

“Para quem não gosta de agulhas, existem outros meios alternativos complementar na questão das dores. Temos a auriculoterapia, que é uma sementinha colocada na orelha, o tratamento por ventosas, que age através da pressão e ainda a moxaterapia, que é a base de erva queimada. Todas essas são formas de auxiliar no tratamento das dores”, concluiu Viviane.

 

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Foto: Arquivo pessoal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais