Programa de cooperação lança rede de comércio e indústria têxtil em Soledade
Oito estabelecimentos farão parte do segmento e gerará 37 empregos diretos e indiretos
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), por meio do Programa Redes de Cooperação, promove o lançamento da Rede AGCIT, nesta quarta-feira, 08/07, às 19h30, no Auditório da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Campus de Soledade.
A rede de cooperação congrega oito estabelecimentos do segmento de comércio e indústria têxtil e gera 37 empregos diretos e indiretos. A formação reúne quatro empresas de Soledade e quatro em Mormaço.
Um dos projetos da AGCIT é incentivar a adesão de novos associados. Com essa expectativa a rede ficará fortalecida e obterá condições mais vantajosas juntos aos fornecedores.
Outras ferramentas coletivas que a gestão conjunta favorece são o marketing compartilhado, parcerias com distribuidores, prestadores de serviços e consultorias e redução de custos de produção, por exemplo.
Com a convicção de que a capacitação e qualificação profissional é imperativo para a excelência em gestão e o fortalecimento da rede, os empresários já participaram de cursos promovidos pela UPF, universidade parceira para a execução do Programa Redes de Cooperação na região. Capital social, relacionamentos humanos, marketing e vendas estão entre os temas de interesse do grupo.
O diretor do Departamento de Apoio à Micro e Pequena Empresa da Sdect, Carlos Alberto Hundertmarker, destaca a importância da parceria da secretaria com as universidades. "Temos convênios com 10 universidades que atendem todo o Rio Grande do Sul. Os consultores dessas universidades são os responsáveis diretos pelo processo de formação e consolidação das redes", sublinha.
Segundo Hundertmarker, "no momento em que micro e pequenas empresas se reúnem se encontram uma vez por semana, num espaço neutro de sabedoria que é a universidade, conseguem, por exemplo, trocar informações, desenvolver um plano de marketing compartilhado, colocar novas ações, nossos produtos e novos serviços no mercado. Assim, elas conseguem realmente crescer e gerar novos empregos" ressalta o diretor.
Acompanhe a entrevista com Hundertmarker na íntegra.
Comentários