Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Procura pela vacinação contra a gripe é a mais baixa dos últimos anos em Soledade

por Nayam Franco

Com uma meta de 90% de vacinação, município só vacinou 43% do grupo alvo

A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Soledade tem a procura mais baixa dos últimos anos no município. Iniciada em 23 de abril, após duas semanas de vacinação, somente 43% do público alvo se vacinou; a meta é atingir 90% até 1° de junho.

Conforme a coordenadora da vigilância epidemiológica da Secretaria da Saúde de Soledade, Marina Iaione Piovessan, os números encerrados no relatório da última semana são preocupantes.

"As agentes de saúde estão correndo atrás deste grupo prioritário, principalmente, em creches. Não podemos esperar o frio chegar", lembrou Marina.

Das 7h30 até às 11h30 e das 13h até às 17h, todos os postos de saúde, inclusive o Central, têm vacinas suficientes para atender todo o público que necessita fazer a vacina.

"Pensando nisso, no sábado, 12, das 8h às 17h estaremos nos mobilizando para o Dia D da campanha. Pedimos para quem não puder vir durante os dias da semana, venham no sábado e principalmente, tragam as crianças", afirmou a coordenadora.

O número mais alarmante é de crianças vacinadas. Somente 26% das crianças, segundo o relatório semanal da Secretaria, receberam a imunização. "Isso põe em cheque a importância da vacina. Esse é o menor número de crianças vacinadas. Precisamos conscientizar os pais a trazerem seus filhos para vacinarem", finalizou.

O grupo prioritário é composto por:

- Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;

- Crianças de seis meses a menores de cinco anos deverão apresentar carteira de vacinação;

- Gestantes, independentemente da idade gestacional;

- Puérperas até 45 dias após o parto deverão apresentar carteira da gestante ou certidão de nascimento do filho;

- Pessoas com 60 anos ou mais;

- Indígenas;

- Pessoas entre cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas (para este grupo é obrigatório apresentar receita médica com CID no ato da vacina) – ver quadro abaixo;

- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

- Adolescentes jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa;

- Professores das escolas públicas e privadas deverão apresentar documento como: contracheque ou uma declaração da diretoria da escola dizendo que o professor é da escola.

- Portadores de Doenças Crônica: estes grupos deverão comparecer ao posto de saúde, no momento da vacinação, munidos de receita médica com CID.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais