Aposentadoria: Benefício passa por alterações em 2025
Baixar ÁudioMudanças já serão sentidas neste ano
O ano de 2025 chegou a poucos dias, mas algumas mudanças significativas já foram realizadas em importantes setores da economia brasileira, como a mudança no salário-mínimo e alterações na aposentadoria.
No benefício, as mudanças mostram as tentativas de adaptar o sistema previdenciário às dinâmicas demográficas e econômicas modernas. Essas alterações foram iniciadas pela Reforma da Previdência de 2019, que buscou estabelecer um equilíbrio mais sustentável para o futuro do sistema previdenciário.
Bárbara Souza da Silva Berté presidente da Comissão do Direito Previdenciário da OAB Subseção/ Soledade, explicou que além das mudanças nas regras para validar as aposentadorias, também aconteceram mudanças através de um reajuste nos valores recebidos. “Com a chegada de um novo ano e a mudança no salário-mínimo, os valores da aposentadoria também acabaram mudando. Para quem recebe o piso nacional, os valores acompanham o salário-mínimo que é de R$1.518,00. Aqueles que recebem mais que o piso nacional, terão o reajuste feito pelo INPC, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Os valores da correção ainda não foram divulgados’, explicou.
PRINCIPAIS MUDANÇAS:
- A idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior. As mulheres precisam ter, no mínimo, 59 anos. Para os homens, a idade mínima passa a ser de 64 anos.
- O tempo mínimo de contribuição é de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
- Mudanças na regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador. A pontuação mínima exigida será de 92 para mulheres e de 102 pontos para homens.
Texto e foto: Kételyn Gocks/ Tua Rádio Cristal
Comentários