Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Tema da redação do ENEM 2024 traz à tona importância do debate sobre a cultura africana no Brasil

Baixar Áudio por Kételyn Gocs

Neste ano, o tema escolhido foi “Desafios para a Valorização da Herança Africana no Brasil” e trouxe à tona a importância do debate dessa parte da história

Foto: Divulgação

O tema da redação do ENEM sempre acaba gerando grande burburinho entre alunos e comunidade de todo o Brasil. Neste ano, o tema escolhido foi “Desafios para a Valorização da Herança Africana no Brasil” e trouxe à tona a importância do debate dessa parte da história.

A advogada soledadense, Julia Pinto Loureiro, falou sobre a escolha do tema para este ano. “Esse é um tema que pegou todos de surpresa, principalmente aqueles que se preparam para esta prova a mais tempo. Sabemos que não se trabalha esse tema nas instituições de ensino do país, mesmo existindo uma lei aqui no Brasil onde diz que é obrigatório que as escolas passem esse conteúdo para os alunos. Eu acho que esse tema trouxe um resgate histórico, um momento de reflexão e uma certa atualidade”.

Julia também falou sobre a importância da escolha desse assunto para ser falado. “O primeiro ponto que precisamos falar é que o povo que não conhece sua história, está fadado a repeti-la. Então se não conhecemos a história do nosso povo, socialmente e racialmente falando, a gente não consegue entender de que ponto se parte. É importante que esse tema seja falado, porque ele faz parte da nossa história e do nosso passado”.

Por fim, a advogada comentou sobre sua percepção da herança africana em Soledade. “Quanto mais for criminalizadas as religiões de matrizes africanas, o pagode, o samba, o hip hop e a cor da pele, mais as a cultura será reprimida, porque as pessoas costumam pensar que isso tudo não faz parte das manifestações culturais. Eu penso que em Soledade existe sim essa cultura africana, muitos dizem que não existem negros no município, mas talvez seja necessário ter um olhar mais reflexivo e com mais atenção. O povo negro está em Soledade sim e se eles estão, nossa cultura e nossa história estão também”, finalizou.

Texto: Kételyn Gocks/ Tua Rádio Cristal

Foto: Paulinho Paes/ Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais