Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Empresários criaram produto ecologicamente sustentável

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Uso de óleo vegetal reciclável no processo de beneficiamento da pedra pode se tornar uma opção viável

Empresários responsáveis pelo novo produto
Foto: Paulinho Paes/Rádio Cristal

Com o intuito de inovar, proteger a saúde do ser humano, manter o meio ambiente saudável e obter redução de custos nas atividades que fazem uso do óleo diesel para o corte de pedras, empresários criaram produtos vegetais recicláveis.

Emerson Hofart e Marcos Leppa, sócios e proprietários da empresa Quimeco Química Ecológica LTDA, de Viamão, concederam entrevista à reportagem da Rádio Cristal na manhã desta quinta-feira, 05/11, e destacaram que foram desafiados a desenvolver um produto atóxico, biodegradável e economicamente viável para o setor de pedras.

Como a empresa em questão já trabalhava com reciclagem de óleo residual de alimentos, criando produtos como aditivos para concreto, desmontantes, óleo de corte para metais e fluído de usinagem, não tiveram dúvidas e aceitaram o desafio.

Emerson contou que em junho de 2014 vieram a Soledade para começar os trabalhos. Ao chegarem, conheceram o geólogo ambiental Lubecke, que já era conhecedor dos problemas enfrentados pelo setor, e então fecharam uma parceria na realização deste estudo, no mês de agosto foram iniciados os testes do produto, então em estudo.
Um dos principais desafios era criar um produto que substituísse o óleo diesel, que atualmente é usado no beneficiamento das pedras. Foi então que se conseguiu o desenvolvimento de três produtos de origem vegetal, reciclados, ecológicos e biodegradáveis.

As respostas foram altamente favoráveis, mostrando-se eficientes nos testes em que foram submetidos, além de permitirem uma produção sustentável, com mais qualidade, produtividade, não comprometendo a saúde dos trabalhadores.

Segundo os empresários, o óleo de corte pronto para uso, que substitui o óleo diesel, tem como vantagem a melhor lubrificação da serra, menor geração de material particulado sobre as engrenagens, menor frequência de limpeza das máquinas, menor consumo de água na lavagem das chapas de ágata e menor custo para destinação dos resíduos gerados, pois ele se classifica como Classe IIA, ou seja, não perigoso e não inerte.
Já o óleo de corte hidrossolúvel, que pode ser utilizado em furadeiras e para o corte de pedras macias, substituindo os óleos hidrossolúveis de base mineral e sintética, entre os seus benefícios, faz com que não gere passivo ambiental e trabalhista.

Por fim, o terceiro produto, o decapante, é usado na limpeza das pedras e faz com que os poros abram e melhorem o processo de tingimento, inclusive, reduzindo a apenas uma lavagem. Ele substitui os ácidos e produtos alcalinos que comumente são utilizados.

Marcos e Emerson garantiram que os três produtos já estão disponíveis para serem utilizados pelos empresários do setor pedrista. Os interessados podem adquirir Green Cort direto com a fábrica pelo fone (51)3576.4160 ou em Soledade na loja do Leandro - o Mineiro das Serras, na BR 386, nº 2433, telefone (54)3381.1238.

Ouça a entrevista na íntegra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais