Projetando novas tecnologias é aberta oficialmente a Expodireto Cotrijal
Evento acontece em Não-Me-Toque
Foto: Paulinho Paes/Rádio Cristal
Foi oficialmente aberta a Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque, na manhã desta segunda-feira, 5/03 com a presença de diversas autoridades federais, estaduais e regionais.
O prestígio do evento, que está completando 19 anos, foi comemorado pelo dirigente Nei Mânica. “Quando começamos em 2000, em um projeto que envolvia o plantio direto, não imaginávamos este crescimento. Hoje, somos referência em tecnologia, inovação e oportunidade de negócios. A despeito de crises, avançamos a cada ano”, destacou.
Mânica lembrou também que a Expodireto tem se caracterizado por ser palco de revindicações que brotam no parque e são equacionadas, como os casos da securitização, da questão indígena e da transgenia.
Na oportunidade se fizeram presentes os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil e Carlos Marun, da Secretaria de Governo, onde foi pedido uma atenção quanto às questões de custos e ao Funrural.
Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, representando o presidente Michel Temer, a Expodireto é uma feira que enaltece o desenvolvimento tecnológico, a agricultura de precisão e os negócios. “Não tenho dúvida em afirmar que neste ano irá ultrapassar os R$ 2,1 bilhões de negócios aqui realizados em 2017. Portanto, o setor foi muito importante para que o PIB 2017 não fosse negativo. Afirmo também que o presidente Temer está engajado no setor por saber da importância dos números na retomada do desenvolvimento e saúda aos que vêm à feira mostrar para o Brasil que estamos avançando”, ressaltou Padilha.
O ministro-chefe da Secretaria-Geral de Governo, Carlos Marun, parabenizou a feira, pela excelência em organização. “O nosso presidente envia para este evento os parabéns e um muito obrigado, pois sabemos que o setor do agronegócio é o que nos possibilita sair da crise. Estamos atentos às reivindicações trazidas pelo setor”, disse.
O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, também se fez presente no evento e destacou que os últimos anos foram de descrença nas áreas política e econômica e que o seu governo precisou utilizar remédios amargos a partir de 2015 ao buscar a recuperação financeira do Estado. “Agora voltaram o crescimento e a esperança. E isso pode ser visto aqui neste parque”, frisou o governador.
Para Sartori, o agronegócio foi “o nosso farol” e uma demonstração do Rio Grande do Sul que pode dar certo. Na sua avaliação, a Expodireto é uma demonstração do gaúcho que valoriza a sua tradição, mas não esquece de inovar.
A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio internacional. Focada em tecnologia e negócios, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor como um todo.
O principal objetivo é aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia consagrada e sacramentada nos órgãos de pesquisa ou nas empresas privadas, de ótimas oportunidades de negócios e também de importantes debates ligados ao meio rural.
A Expectativa é de que a feira gera mais de R$ 2 bilhões em negócios, sendo que a Expodireto Cotrijal atrai visitantes de mais de 70 países. São 250 mil pessoas que passam pelo parque em cinco dias, ávidas por ver o que os cerca de 500 expositores oferecem, nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.
Ouça o que disseram o presidente da Expodireto, Nei Mânica e o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha
Comentários