Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Soledadenses se classificaram para a final do ENART em Santa Cruz do Sul

por Glauber Silveira

Os representantes soledadenses, Ítalo Andrade e Paulo Ernani da Cruz estiveram na competição e se classificaram para a fase final.

A 2ª Inter-Regional do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), foi realizada nos dias 31/08 e 01/09, em Cacequi/RS. O evento revelou os mais recentes classificados para o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) 2024.

Os representantes soledadenses, Ítalo Andrade e Paulo Ernani da Cruz estiveram na competição e se classificaram para a fase final. Ítalo Andrade, representando o CTG Marciano Brum, se classificou para a fase final na chula. Já Paulo Ernani da Cruz Vieira, se classificou na categoria declamação, representando o Grupo de Artes Nativas Vaqueanos da Cultura.

Segundo Ítalo Andrade, esse foi sua primeira participação na Inter-Regional e fala sobre o sentimento. “É uma sensação de alegria e de muita felicidade. É muita emoção ir para o meu primeiro ENART, minha primeira Inter-Regional e graças a Deus me classifiquei entre os dez melhores. Não fiz a minha melhor apresentação e passei em sétimo, mas consegui classificar”.

O chuleador ainda comentou sobre a importância da parte psicológica durante a prova. “A parte psicológica influencia muito, porque temos que ter muita cabeça. Se errarmos um passo, temos que pensar que ainda temos mais dois ou três passos para recuperar. Eu errei e me perdi na apresentação, aí coloquei na minha cabeça que no último passo eu precisava buscar e busquei”.

Paulo Ernani da Cruz, declamador classificado para a disputa entre os 40 declamadores do estado, fala sobre a escolha dos poemas. “Eu preciso levar três poemas para uma comissão avaliadoras, no sábado eu sorteei uma e ela foi declarada. Como passei para a fase do domingo, pude escolher o poema para ser declamado, as poesias levadas foram do nosso conterrâneo Adão Vargas Dias. No sábado declamei a poesia “Vencer na Vida” e no domingo escolhi “Memorial de Tio Janguto”.

O declamador ainda falou sobre os próximos passos para a competição. “Agora os trabalhos se intensificam ainda mais. Eu vou ir com as mesmas poesias para a final, talvez troque uma, mas em time que tá ganhando não se mexe, como dizem. Já são três finais de ENART em Santa Cruz e uma final de domingo, quando fiquei entre os dez melhores do estado. Fico muito feliz em estra representando a minha entidade e nosso município mais uma vez. Espero poder me classificar entre os 10 melhores novamente”.

Agora os dois classificados procuram formas de juntar recursos para conseguir ir na disputa, uma vez que os custos serão dos participantes.

Texto: Kételyn Gocks/Tua Rádio Cristal

Foto: Paulinho Paes/ Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais