Recolhimento do lixo eletrônico acontece neste sábado em Soledade
Baixar ÁudioMateriais eletrônicos e móveis serão recolhidos pela ONG Sopro da Vida, das 9h às 11h30min
O primeiro sábado de cada mês é dedicado para o recolhimento do lixo eletrônico em Soledade. A ação, feita pelos integrantes da ONG Sopro da Vida, acontece no Ecoponto da cidade, localizado na rua Aldino Loureiro, bairro Centro.
No local, são recolhidos todo e qualquer tipo de material eletrônico, como lâmpadas, pilhas, baterias e computadores, além de móveis em bom estado de conservação. Estes últimos, doados para as famílias carentes do município.
No próximo sábado, 04/09, mais uma ação será feita pela ONG, das 9h às 11h30min. A ação, que antes era feita no palco Jesus Marodin, na Praça Central, vem sendo realizada no referido local e tornou-se um verdadeiro ponto de referência dos materiais, como destaca o presidente e coordenador da ONG, Luciano Chiarelli.
“A conscientização por parte das pessoas melhorou, mas ainda há alguns pontos que podem ser revistos”, enfatiza Luciano, ao referir-se sobre a destinação e o descarte correto de tais materiais.
Segundo ele, a quantidade de Mercúrio presente em uma lâmpada é capaz de contaminar até 50 mil litros de água e, é difícil reverter tal situação depois que isso acontece, alerta Chiarelli.
“O meio ambiente é nossa vida, pois dependemos dela para sobreviver. Se matarmos o meio ambiente, estaremos nos matando também. Sem falar que precisamos estabelecer condições adequadas para o mantimento da vida das futuras gerações”, ressalta Luciano, ao reforçar as consequências geradas pela forma inadequada de cuidados com a natureza, dentre elas, o descarte inadequado de materiais inutilizáveis.
Por fim, o presidente da ONG ainda destaca que se eventualmente, alguém não tiver como levar os eletrônicos até o local de recolhimento no dia referido, basta entrar em contato com ele, para marcar uma nova data de entrega do material.
Ações como esta servem para melhorar as condições de sobrevivência das pessoas no meio ao qual estão inseridas, pois a conscientização plena do que se deve fazer - especialmente ao que tange o descarte correto do lixo - depende unicamente da população portanto, conforme finaliza Luciano.
Ouça a notícia completa no player acima.
Comentários