Quase 48 mil eleitores vão votar na 54ª Zona Eleitoral para as eleições municipais de 2024
A preparação para a escolha dos representantes do povo pelos próximos quatro anos no legislativo e executivo municipais seguem a todo vapor.
A preparação para a escolha dos representantes do povo pelos próximos quatro anos no legislativo e executivo municipais seguem a todo vapor. Em 2024, mais de 47 mil eleitores estão aptos para exercer a função de voto na 54ª Zona Eleitoral, que contempla as cidades de Mormaço, Ibirapuitã, Barros Cassal, São José do Herval, Fontoura Xavier e Soledade.
Beatriz Rodrigues da Silva, chefe do Cartório da na 54ª Zona Eleitoral, com sede em Soledade, falou sobre o trabalho realizado em preparação para as eleições. “Estamos trabalhando bastante na preparação com os mesários, tivemos muitos mesários que precisaram ser substituídos em razão de ser cargo de confiança ou ter parentesco com os candidatos. De qualquer forma eles tem o nosso contato, em caso de dúvida sabem como falar conosco e buscaremos esclarecer tudo que for necessário para que possam realizar um trabalho tranquilo durante o domingo”.
A chefe do Cartório ainda explica que serão muitos pontos de votação espalhados pela Zona Eleitoral, para que os eleitores não tenham dificuldades de exercer seu direito. “Nós temos 644 mesários convidados e 53 administradores de prédio, que auxiliam os eleitores a encontrarem suas sessões em locais maiores. Ao todo serão 164 urnas divididas entre Mormaço, Ibirapuitã, Barros Cassal, São José do Herval, Fontoura Xavier e Soledade. No município de Soledade serão 25 locais de votação, onde terão 73 urnas no total, ressalto que esses são os números contanto cidade e interior”.
Beatriz ainda reforça o pedido para que as pessoas confiram seus locais de votação antes do domingo, 06/10. “Vão começar a ser divulgados as linhas de transporte que irão funcionar no dia 06/,10, além disso as sessões também serão divulgadas. Pedimos para que as pessoas confiram suas sessões antes de sair de casa, porque no interior algumas sessões foram trocadas de lugar”.
Por fim, Beatriz explica sobre a situação do cadastro das biometrias e quem está impedido de votar em 2024. “O eleitor que está regularizado no cadastro eleitoral pode votar de forma normal, com a biometria cadastrada ou não. A biometria tinha sido colocada como obrigatória, mas devido as enchentes foi removida essa questão. Então o eleitor pode votar sim sem a biometria cadastrada, ele precisa apenas ter o título regular. É importante quer o eleitor verifique se está regular, porque se estiver irregular ele não consegue votar de nenhuma forma. Estão impedidos de votar aquelas pessoas que cometeram algum crime que suspenda os direitos políticos, também aqueles que estão com o título cancelado ou que regularizaram seu cadastro após a data limite para cadastro. Além disso, as pessoas que não regularizaram sua situação eleitoral no momento em que o cadastro eleitoral estava aberto”.
No domingo, 06/10, para conseguir realizar a votação o eleitor precisa ter em mãos um documento com foto. Além disso, se tiver o E-título, com sua foto cadastrada, pode utilizar o aplicativo como forma de reconhecimento.
Texto: Kételyn Gocks/ Tua Rádio Cristal
Foto: Glauber Silveira/ Tua Rádio Cristal
Comentários