A realidade atraves das lentes: importancia do repórter fotográfico
Nesta segunda-feira, 02/09, é celebrado o dia do repórter fotográfico, aquele que mostra a realidade do mundo através das suas lentes
Nesta segunda-feira, 02/09, é celebrado o dia do repórter fotográfico, aquele que mostra a realidade do mundo através das suas lentes. Com a tecnologia cada vez mais presente na sociedade, as fotografias são mais uma maneira de demonstrar a realidade dos fatos para todo o mundo.
Rafael Dalbosco, estudante de jornalismo e repórter fotográfico, contou como ingressou na profissão. “Eu comprei uma câmera e tudo foi acontecendo naturalmente. Minha ideia no início era ser apenas um fotografo, mas o jornalismo entrou junto nessa e eu acabei me envolvendo na meta linguagem criada entre fotografia e reportagem. Eu fico muito agradecido de ter encontrado o fotojornalismo, porque conseguimos mostrar a real dimensão dos fatos”.
Um dos principais trabalhos realizados pelo repórter foi durante as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. “O meu primeiro contato com as enchentes foi durante o mês de setembro de 2023, onde a região de Passo Fundo foi atingida pelas águas. Eu não imaginava que no mês de maio aconteceria novamente e em uma proporção ainda maior. A minha forma de ajudar foi com as fotos, porque consegui transmitir para vários lugares do país a real catástrofe que estava acontecendo”.
Por fim, Rafael fala sobre os próximos passos na profissão. “Eu quero me formar na faculdade de jornalismo e entender a realidade dessa profissão. Eu quero e pretendo seguir como repórter fotográfico a nível internacional, já estou fazendo cursos que abordam esses temas. O que me mantem vivo nisso tudo é a compaixão pelo sofrimento que vejo por aí, quero mostrar e modificar essa realidade”.
O profissional da área possui a missão de transmitir o registro fiel de fatos históricos, políticos, sociais, esportivos e culturais.
Texto: Kételyn Gocks/Tua Rádio Cristal
Fotos: Divulgação/ Rafael Dalbosco
Comentários