Mormaço realiza nesta sexta-feira a 1° Mostra Gastronômica
Baixar ÁudioEvento é com alunas dos cursos de gastronomia do Senar
O município de Mormaço realiza a 1° Mostra Gastronômica nesta sexta-feira, 02/09. Será na parte da tarde para público convidado como há o teste das receitas de bolachas, salgados e panificação. O objetivo é abrir para toda a comunidade o evento na segunda edição.
A iniciativa é uma parceria entre Assistência Social, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Sindicato Rural de Soledade e Mormaço por meio dos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Conforme a secretária da Assistência Social de Mormaço, Mônica Vogl, o evento vai possibilitar que o público presente deguste das receitas feitas pelas alunas dos cursos gratuitos do Senar que residem no meio rural. O objetivo, além de possibilitar o aperfeiçoamento, é incentivar elas ao empreendedorismo, a terem autonomia e inclusão social. “Nosso papel é ajudar. Muitas alunas já estão empreendendo. Com isso, o dinheiro circula e geram novas oportunidades.” Para o próximo ano, novos cursos para o turismo rural serão realizados assim como em outras áreas em Mormaço.
Mônica explica que a parceria com o Sindicato surgiu durante a pandemia. Segundo ela, nos anos de 2020 e 2021 a área da assistência social passou pela diminuição de recursos em função do coronavírus o que acabou impossibilitando novos cursos. Com isso, houve a parceria com o Sindicato que trouxe a possibilidade de capacitações gratuitas pelo Senar.
Para o secretário executivo do Sindicato, Zaluar Pedro, é uam união que estyá dando certo e gera resultados. “Criamos novas oportunidades no meio rural, precisamos qualificar e agregar renda. Quando a crise bate na porta temos que arrumar soluções. Pretendemos cada vez mais ampliar esses laços. Hoje, o Senar tem mais de 200 cursos disponíveis no meio rural”, cita Pedro.
Quem também destaca os bons resultados do trabalho é a psicóloga do Cras Cassiana Vicenzi. “O Cras compartilha com essa missão das instituições quanto a educação profissional. Sempre foi o nosso sonho trazer algo específico da geração de emprego e renda. Já temos mulheres que se tornaram empreendedoras."
Confira a entrevista completa no áudio anexo com a reportagem.
Texto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal
Comentários