APAE de Soledade organiza a Semana Nacional da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla
Atividades acontecerão ao longo do mês de agosto
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28/08. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
Com base no tema: "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas" a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.
Com esse mesmo sentimento a APAE de Soledade realizará uma programação bem diversificada e abrangente durante o mês de agosto, como forma de conscientização e reflexão sobre a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla na sociedade.
Camila Brum Azambuja, diretora da Escola de Educação Especial Luz e Liberdade destacou que o tema central da Semana vai ao encontro da concepção do movimento apaeano, de que a família é fundamental no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência, seja no campo educacional, social ou de reabilitação.
Pensando nisso e na importância de promover ações para todos os atores envolvidos nesse processo de inclusão, a APAE de Soledade realizará atividades especiais durante todo o mês de agosto, conforme a programação a seguir:
Dia 06/08 – Pedágio na sinaleira, objetivando arrecadar recursos para a manutenção da entidade.
Dia 19/08 – Tradicional almoço no CTG Marciano Brum.
Dia 21/08 – Festa da Família, com palestra sobre a família e a escola, além de apresentações culturais.
E no dia 31/08 a Baladinha: Integração entre as APAES que integram o 18º Conselho das APAES, em Espumoso.
Por fim, Camila enfatizou a importância do acompanhamento da família no processo escolar da criança ou adolescente que pode trazer grandes benefícios para o progresso e desenvolvimento destas pessoas, uma vez que abre caminhos para o diálogo e entendimento sobre necessidades, limitações e potencialidades.
Ouça a entrevista com Camila Azambuja, na íntegra, no player de áudio acima.
Comentários