Poluição sonora é alvo de fiscalização em Soledade
Equipe volante realiza notificações, autuações e aplica multas
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal
A poluição sonora causada pela emissão de ruídos fora dos padrões exigidos pela legislação provoca um meio ambiente desequilibrado, prejudicando a paz e o sossego da população.
Diante deste fato, a emissão de ruídos oriundos de veículos que utilizam som e aparelhos similares para fazer propagadas e comerciais nas ruas da cidade e, também, comerciantes que fazem uso de equipamentos de reprodução de som e música ao vivo, além de donos de carros que abusam dos decibéis em lugares públicos, vem sendo alvo de forte fiscalização por parte do setor responsável da administração municipal de Soledade.
Conforme Edson Portela, secretário municipal de administração, a fiscalização tem sido permanente com uma equipe volante 24 horas.
Ao receber o comunicado de que está havendo um desregramento ou excesso, a equipe de fiscais vai até o local e aborda o proprietário do veículo ou do estabelecimento e tenta conscientizá-lo, não havendo um entendimento entre as partes é aplicada uma notificação, e, ser for necessário, a multa.
Edson enfatizou de que os proprietários de veículos de propaganda móvel, obrigatoriamente, ao irem realizar o pagamento do alvará, terão que realizar a medição de decibéis de seus equipamentos para que possa ser liberado.
"Desde que intensificamos a fiscalização as reclamações diminuíram em mais de 90%, porém disponibilizamos o telefone 3381.9010 para quem quiser fazer alguma reclamação neste sentido", finalizou Edson.
Ouça a entrevista com Edson Portela, na íntegra, no player de áudio acima.
Comentários