Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Declaração de Imposto de Renda sofre algumas alterações

Baixar Áudio por Mariana Teixeira

Neste ano, o período para o envio à Receita Federal começa dia 15/03 e vai até 31/05

Foto: Divulgação

Quando chega o mês de março, a primeira coisa que as pessoas lembram é do Imposto de Renda. Neste ano, o período para o envio à Receita Federal começa dia 15/03 e vai até 31/05 e conta com algumas novidades. Uma delas é que o contribuinte poderá utilizar a declaração pré-preenchida já na abertura do período de entrega do documento.

O objetivo dessa mudança é minimizar determinados erros, além de oferecer maior comodidade aos contribuintes. Antes, era preciso que o declarante preenchesse algumas informações uma por uma, agora, esse processo é feito automaticamente.

Outra mudança significativa foi relacionada ao investimento na Bolsa de Valores. “A partir de agora, toda movimentação que for superior a R$ 40 mil deverá ser declarada. Então foram poucas mudanças, porém as complexidades e as particularidades são as mesmas”, afirmou o contador Paulo Cattaneo.   

Cattaneo afirmou que com o congelamento da tabela do Imposto de Renda, mais pessoas estão na obrigação em fazer a declaração em 2023. “Ano passado, muitas pessoas não eram obrigadas a fazer a declaração do Imposto de renda em função dos seus rendimentos ou alteração, mas com o congelamento da tabela, a fiscalização será maior”, esclareceu.

 

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Foto: Fernando Kopper/ Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais