Freis Capuchinhos são agraciados com a Comenda Botucaraí em Soledade
Pela primeira vez na história, uma instituição recebe a Comenda Botucaraí
Os Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul receberam na noite desta sexta-feira, 31/08, na Câmara de Vereadores de Soledade a Comenda Botucaraí, maior honraria concedida pelo município a pessoas que realmente fizeram a diferença na comunidade de Soledade.
Pela primeira vez na história do município, esta foi a primeira vez que uma instituição foi agraciada, já que a Comenda foi entregue aos Freis Capuchinhos pelos 122 anos no Rio Grande do Sul e 82 anos de atuação em Soledade.
Defendendo três principais eixos, saúde, educação e comunicação, os freis marcaram e continuam marcando época na história de Soledade. Os frades participaram da criação do Hospital Frei Clemente, à época Beata Gema Galgani; o Instituto São José (Ginásio) e comandam há 67 anos a Tua Rádio Cristal e há 27 a rádio Maisnova Soledade.
Com os três baluartes, os Freis Capuchinhos seguem evangelizando a comunidade soledadense e suas 34 comunidades da cidade e do interior que vivem um momento diferente até o dia 9 de setembro, as Santas Missões Populares.
Ainda cumprindo seu papel como instituição, e em especial destacando a Paróquia Nossa Senhora da Soledade, os capuchinhos cumprem também sua missão social no município. Através de suas pastorais, os freis e os leigos atuam diretamente em diferentes setores do município, desde a Pastoral da Criança à Pastoral Carcerária, abraçando assim, de alguma maneira, toda a comunidade soledadense.
A Comenda Botucaraí para os Freis Capuchinhos foi um projeto de autoria dos ex-vereadores Jussara Melo Batista e Dionei Quevedo Portela votado e apreciado em 2016, que acabou sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores à época.
A entrega aconteceu no plenário David Líbero Gheller na Câmara de Vereadores de Soledade e contou com a presença de fiéis soledadenses ligados ao trabalho leigo na Paróquia, lideranças soledadenses, imprensa e pelos representantes dos Freis Capuchinhos.
Estiveram no auditório representando os freis capuchinhos o frei Lori Vergani, frei Laércio Duminelli da Luz, frei Volmir Luiz Warken, frei Robson e os representantes que atuam na Paróquia Nossa Senhora da Soledade, frei Alcides Cantídio Soares, pároco, frei Geraldo Paludo, diretor geral da Tua Rádio Cristal e Maisnova Soledade e frei Jatir Scortegagna, vigário paroquial.
A entrega foi feita pelos vereadores soledadenses e prefeito de Soledade, Paulo Cattaneo. Esta foi a 17ª entrega da Comenda Botucaraí em Soledade desde 1990. Em 28 anos, foi a primeira vez que ela não foi destinada a uma pessoa e sim, a um grupo de pessoas.
O frei Geraldo Paludo destacou em sua fala que este é um reconhecimento merecido a um grupo que fez e faz tanto por Soledade e que, o diferencial dos freis capuchinhos é viverem a comunidade. "Temos um desafio muito grande pela frente. Nossa comunidade precisa da união, vislumbrar o futuro que queremos para os que por aqui passarão. As Santas Missões é um trabalho feito já pensando nisso", enfatizou Geraldo.
Representando o provincial dos capuchinhos frei Nilmar Gatto que está em Roma, na Itália, cumprindo suas obrigações inerentes ao seu cargo, o frei Lori Vergani salientou a felicidade de viver uma comunidade que reconhece o trabalho dos frades. "É muito bom saber que ainda existem comunidades que reconhecem o trabalho realizado pelos freis capuchinhos. De fato, foi um crescimento mútuo, os freis cresceram com Soledade e Soledade cresceu com os freis", destacou Lori.
Comentários