ELLAS: O esporte feminino ganhando espaço no município
Baixar ÁudioO espaço feminino no mundo vem crescendo a cada ano que passa, seja no mercado de trabalho
O espaço feminino no mundo vem crescendo a cada ano que passa, seja no mercado de trabalho, cargos importantes ou esporte. A representatividade e os exemplos dentro do futebol são extremamente importantes, porque mostram para meninas e mulheres que elas podem conquistar o que almejam e ocupar o espaço que desejarem.
Em Soledade, um projeto criado em 2019 oferece aulas de futsal para meninas de 6 a 16 anos de idade, incentivando para que elas ocupem espaços na sociedade e esporte. Batizado com o nome de “Ellas”, a iniciativa vem se destacando na região e conquistado lugares em pódios de campeonatos regionais e estaduais.
Débora Miranda, fundadora do projeto, explicou como foi o início e como surgiu a ideia de colocar esse trabalho em prática. “Em 2019, eu estava junto com a Bruna e estávamos assistindo algumas competições. Pela falta e também a necessidade de o município ter o uma base feminina, criamos o projeto e no dia 19 de setembro de 2019 acabamos dando o pontapé inicial. Esse é um trabalho de formiguinha, mas estamos colhendo os frutos e cada vez mais perto de um título”.
A professora ainda falou sobre a classificação de duas categorias de alunas para uma competição fora do estado. “As meninas da categoria sub 13 e também da sub 15 se classificaram para mais a segunda fase da Copa Dalponte de Futsal Feminino e vão competir em março de 2025 no estado de Santa Catarina. Estamos trabalhando e nos preparando para isso, sabemos que vamos nos deparar com equipes muito qualificadas lá e de alto nível. Talvez não venha o primeiro lugar, mas o privilégio de ter elas na competição, já é um orgulho enorme para nós”.
Bruna de Miranda Martins, também fundadora do projeto, ressaltou a importância da criação e continuidade desse projeto em Soledade. “A importância do futebol feminino para mim sempre veio na infância, eu sempre fui apaixonada pelo esporte e hoje a minha vida é o futebol. Para as meninas buscamos mostra a importância do desempenho em quadra, o treinamento e a dedicação. Sempre incentivamos elas a crescem, não só como uma atleta, mas como pessoas e seres humanos”.
Por fim, Bruna explica como funciona o recebimento de atletas durante o ano. “Nós recebemos atletas novas em todas as épocas do ano, quando os pais acham que elas estão preparadas para entrar, recebemos. As vezes elas iniciam e acabam vendo que não estão preparada e saem, mas logo volta e dão continuidade ao trabalho. Recebemos atletas dos 6 aos 16 anos, temos turmas na segunda, terça, quarta e quinta-feira”.
Bruna ainda reforça que os pais que tiverem interesse em colocar seus filhos na escolinha, podem entrar em contato pelas redes sociais do Projeto Ellas e conversar com as responsáveis pelo projeto.
Texto: Kételyn Gocks/ Tua Rádio Cristal
Fotos: Divulgação/ Projeto Ellas
Comentários