Com aumento no número de ciclistas em Soledade, atenção deve ser redobrada
Participantes de diferentes idades de Soledade devem ter cuidado na prática esportiva
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal
Um dos esportes que mais cresceu recentemente em Soledade foi o ciclismo. Uma onda de ciclistas tomados em especial pelos grupos do Galos do Pedal e Salto Alto no Pedal, respectivamente de homens e mulheres, vem cada vez mais trazendo adeptos aos esporte.
Muitas vezes percorrendo desafios de quilômetros, ou somente andando pelas estradas da região de Soledade, com o aumento significativo de participantes, crescem também as preocupações quanto a movimentação e aos cuidados para a prática esportiva.
A Tua Rádio Cristal convidou Antônio Carlos Faoro, popularmente conhecido como Tio Caio, uma das pessoas que há mais tempo trabalha com bicicletas e ciclismo em Soledade para falar sobre estas precauções.
Tio Caio lembrou que felizmente Soledade tem um povo pacífico e que isso pode ajudar no momento de "dividir" o espaço no trânsito. Mesmo assim, há a necessidade do respeito mútuo.
Algumas dicas para você que planeja ingressar o esporte:
- Pedale no mesmo sentido dos carros. Muitos dizem que na contramão você verá os veículos com mais facilidade, mas isso é equivocado. Quando a bicicleta anda na mão correta, o motorista tem maior tempo de reação. Em sentidos contrários, a velocidade da bicicleta se soma à do carro. Ou seja: um ciclista a 20 km/h que encontra um automóvel a 60 km/h vai aparecer, para os condutores, a 80 km/h, uma velocidade inesperada e muito acima do que os reflexos humanos estão preparados para receber naquele momento.
- Use o capacete, sempre! Quedas de bicicleta são a baixa velocidade. Porém, um impacto pequeno sobre o crânio é capaz de causar grandes danos e até a morte. Use sempre o capacete, devidamente ajustado e afivelado. No caso de transportar crianças em cadeirinhas apropriadas, cuide para que elas também estejam com capacetes de tamanhos corretos, atados pela fivela.
- Luzes de segurança. Apesar de o ciclista enxergar com facilidade usando apenas a iluminação das ruas, as luzes vermelhas, para a parte traseira, e branca, para a dianteira, tornam a bicicleta mais visível para os motoristas e pedestres. Além delas, há também faixas reflexivas em coletes e caneleiras, que brilham com a luz dos faróis e alertam os condutores sobre a presença do ciclista.
- Atenção aos cruzamentos. Motoristas de carros, ônibus e caminhões, assim como motociclistas, usam a visão periférica para perceber se podem fazer conversões e seguir em frente em cruzamentos. Bicicletas, por serem menores, não são vistas com a mesma facilidade. Nos cruzamentos, leve em conta que os motoristas podem não estar vendo a bicicleta, e, na dúvida, pare ou dê passagem - mesmo que a preferência seja sua.
- Cuidado aos pontos cegos de ônibus e caminhões. Como são altos e extensos, veículos de passageiros e carga têm muitos pontos cegos, principalmente perto dos espelhos retrovisores. É comum, em sinais de trânsito, o ônibus começar a andar sem perceber que um ciclista está ao lado. Considere que, em curvas e esquinas, é melhor não dividir a pista com veículos grandes.
- Esteja atendo a portas de veículos estacionados. Um dos acidentes mais comuns envolvendo ciclistas e automóveis acontece quando os veículos estão parados. Ao passar rente à fileira de carros estacionados, o ciclista não percebe que o motorista ou um passageiro estão prestes a abrir a porta. Dependendo da velocidade com que isso acontece, não há tempo para parar ou desviar. Esteja atento aos movimentos no interior dos veículos e evite passar muito perto dos carros estacionados.
- Não ande entre os carros. Em vias congestionadas ou de baixa velocidade, é comum o ciclista tentar ganhar tempo trafegando entre as filas de carros, como fazem as motocicletas. É um comportamento extremamente perigoso, justamente por ser uma prática dos motociclistas. Como andam em velocidade maior, as motos não têm tempo de parar quando surge uma bicicleta - sempre bem mais lenta.
- Vias de grande circulação. Procure traçar rotas que excluam as vias de grande circulação, como avenidas e ruas em que a velocidade dos carros é mais alta. Quanto mais rápidos estão os carros, pior para os ciclistas. Opte por ruas paralelas e, se preciso, faça o caminho mais longo, de maneira a andar na mão, em pistas de baixa velocidade e com menos cruzamentos.
- Evite calçadas. A calçada é do pedestre. Quando trafega sobre o passeio, o ciclista passa a ser a ameaça, e infringe as leis de trânsito. Evite ao máximo passar pelas calçadas, e, se necessário, use o passeio público apenas em horários sem movimento de pedestres e certo de que está vendo e sendo visto. A passagem da calçada para o asfalto é sempre perigosa, pois a bicicleta surge repentinamente para os motoristas.
- Sinalize com as mãos. Use as mãos para indicar que vai dobrar a rua, que vai precisar se deslocar mais para o meio da pista ou parar. Ao informar aos motoristas e pedestres o que pretende fazer, o ciclista torna seu movimento mais previsível, e age da mesma forma que os veículos, ao ligarem as setas e sinais luminosos.
*Comissão de Segurança no Ciclismo (CSC).
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