96ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Mormaço contou com expressiva participação do público
A programação foi dividida em diversos momentos e será finalizada ao final da tarde com a realização do sorteio da ação entre amigos
Mesmo diante da pandemia da Covid-19 e da forte estiagem, adaptações foram feitas para que a data de Nossa Senhora dos Navegantes não passasse em branco em Mormaço.
Em sua 96ª edição, a festividade passou mesmo por modificações, mas por meio dos sentimentos de fé, adoração e esperança fiéis advindos de diversos municípios fizeram-se presentes na manhã deste domingo, 06/02 para celebrar o dia da padroeira.
A programação foi dividida em diversos momentos e será finalizada ao final da tarde com a realização do sorteio da ação entre amigos.
Durante a manhã, o público presente acompanhou a chegada da santa, por meio da procissão fluvial por entre as águas do rio Jacuí. Oportunidade em que a imagem da santa foi trazida até o altar por alguns devotos que anualmente participam do momento sublime, como é o caso de Auri Bohrer, que há 50 anos partilha deste momento. Por tal feito, foi homenageado pelos membros da paróquia mormacense, destacando que a tradição é hereditária, passada de pai para filho e desde os 18 anos envolve-se na prática da ação.
"A fé me fortalece ano após ano", diz ele.
Posteriormente, após a recepção da imagem da padroeira, foi a vez da celebração da missa campal, coordenada pelo pároco Tiago Megier, simbolizando um momento de promessas e agradecimentos pela dádiva da vida.
Logo após, foi realizada a benção dos veículos e a finalização do primeiro momento dedicado a Nossa Senhora dos Navegantes, protetora das tempestades e demais perigos que os mares e rios oferecem.
O coordenador da paróquia, Anderson Joanella avaliou o momento como algo especial e gratificante pelo envolvimento do público presente, pelo respeito quanto aos protocolos sanitários impostos e a colaboração do tempo em um dia de céu azul e coração aquecido pelo amor e devoção à santa.
Rodrigo Trindade, prefeito municipal, referiu que a realização da comemoração foi possível graças ao empenho da comunidade, tanto a respeito da organização dos momentos propostos quanto da recepção dos devotos presentes.
A expectativa é de que no próximo ano a festa ocorra de modo ainda mais expansivo, com a realização de todas as tradicionais atividades e grande participação do público, assim como evidenciou-se durante a celebração do tríduo deste ano, frisou o pároco Tiago Megier.
"Pela fé é possível que haja aproximação e com isso a esperança de que no próximo ano este momento seja ainda maior", finalizou o pároco.
Comentários