Emei do bairro Missões em Soledade é denominada Ledina Gradaschi
Denominação foi através do projeto do vereador Sérgio Rodrigues (PMDB)
Foto: Ascom/Prefeitura de Soledade
A Emei do bairro Missões passará a se chamar Escola Municipal de Educação Infantil Ledina Gradaschi.
A denominação foi realizada na tarde desta quarta-feira, 29/06, reunindo familiares e autoridades.
De autoria do vereador Sérgio Rodrigues da Silva (PMDB), a nova nomenclatura visa homenagear Ledina Gradaschi (in memoriam), professora que por muitos anos contribuiu para o desenvolvimento da educação no município de Soledade.
Participaram do ato, além de Paulo Cattaneo e Ádria Brum de Azambuja, respectivamente, prefeito e secretária da Educação do município, e do vereador autor do projeto, familiares emocionados pela lembrança de Ledina.
A homenageada
Ledina Judith Grisa Gradaschi nasceu em 15/01/1936 em Guaporé onde passou sua infância com seus pais, Sabino Amadeu Grisa e Brigida Regina Favero Grisa e sua irmã Zulmira Joaninha Grisa.
Mudou-se para Itapuca, onde na Escola Grupo Escolar Rural Heitor Lira da Silva ocorreu sua primeira formação escolar.
Anos mais tarde conheceu e casou com Abílio Alfredo Gradaschi, vindo a residir com o mesmo em Soledade, o que oportunizou aprimorar seus estudos.
Cursou o Normal de Férias, antiga formação de professora, dando início a sua escolha profissional. Ainda buscando o conhecimento, Ledina se formou no curso de Letras, a faculdade curta, na Unissinos em Estrela, e posteriormente, a plena da UPF.
Ledina teve uma filha, Mara Luíza, quando dava aulas na Escola Getúlio Vargas, em 3 Pinheiros, interior de Fontoura Xavier.
Cursou Pós-Graduação em Folclore, também foi professora na Escola Franciscana Bambini, no Boqueirão do Butiá e por muitos anos trabalhou na Escola São José, antigo Ginásio, onde continuou em atividade, mesmo após se aposentar.
Ledina faleceu aos 74 anos de idade em setembro de 2010.
Comentários