Secretaria da Educação de Soledade confirma retorno às aulas de forma remota
Baixar ÁudioJá em relação as atividades presenciais, ainda não se tem definições
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal
O calendário de retomada da educação no estado após a suspensão das aulas presenciais em função da pandemia do coronavírus foi apresentado nesta quarta-feira, 27/05, pelo governo do Rio Grande do Sul.
Na apresentação a Secretaria Estadual da Educação destacou as cinco etapas em que devem ocorrer à volta. Na primeira, o ensino remoto será feito com o apoio da plataforma Google Classroom, que tem como proposta espelhar a escola no ambiente virtual com a criação de 37 mil turmas virtuais, mas somente para a rede estadual.
O reinicio das aulas está previsto para ocorrer, no modelo de ensino a distância (EAD) a partir do dia 01/06 e no modo presencial somente a partir do mês de julho de 2020.
Porém no entendimento da secretária municipal da educação de Soledade, Ádria Brum de Azambuja, o sistema municipal adotará medidas somente após receber as orientações da secretaria municipal da saúde, tendo toda a segurança possível de que as vidas dos professores, alunos e funcionários serão preservadas contra as ações do coronavírus.
“Não faremos nada sem observar as orientações do governo estadual, no entanto tais orientações poderão ser potencializadas no município, observando suas especificidades e buscando sempre a aprovação do conselho municipal de educação”, informou Ádria.
Segundo a secretária, neste momento não haverá o retorno presencial das aulas e sim a volta das atividades remotas no dia 01/06. Tão logo os diretores e professores voltem do recesso, haverá uma reunião virtual na terça-feira, 02/06, às 09h, pra que seja traçado o plano de retorno gradual das atividades.
No entanto a secretaria de educação tem outra preocupação, e esta diz respeito às escolas e alunos do meio rural, pois estes têm mais dificuldades em acessar as redes sociais e ainda as grandes distâncias que separam as escolas da secretaria, exigindo um esforço maior na busca de materiais didáticos a ser entregue aos alunos que não tem acesso a internet.
“O sistema municipal de ensino permanecerá com suas atividades remotas e os materiais serão enviados como já vinha ocorrendo”, finalizou Ádria.
Ouça a entrevista com Ádria Brum de Azambuja, na íntegra, no player de áudio acima.
Comentários