Alfabetização: a importância desse processo para a inserção social das pessoas na sociedade
Baixar ÁudioConforme Genice Fruhauf, alfabetizadora, este ato é uma forma de conhecer e pertencer ao mundo
O processo de alfabetização, além de proporcionar autonomia nos afazeres do dia a dia, contribui para a inserção social de crianças e adultos na sociedade. Conforme Genice Fruhauf, alfabetizadora, este ato é uma forma de conhecer e pertencer ao mundo.
“Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever e eu vejo esse efeito como importantíssimo. Hoje, temos diversas modalidades dentro da educação que nos permitem trabalhar em prol da alfabetização. Além disso, muitas técnicas estão disponíveis para nos auxiliar neste processo”, afirmou a educadora.
Entre os principais artifícios, Genice destaca a tecnologia como um dos mais utilizados. “Embora muitas crianças ou pessoas não tenham acesso a essa tecnologia, o pouco que ela é incluída no dia a dia já se torna importante. Eu gosto muito de dizer que a aprendizagem é uma construção de conhecimento, é essencial respeitar o tempo que cada pessoa leva para adquiri-lo”, frisou.
A educadora pontuou, ainda, que alfabetizar não se resume apenas a saber ler e escrever. “Esse processo pode ser funcional, mas é preciso utilizar da criatividade e imaginação para que a pessoa tenha sua própria opinião e se coloque diante de determinada situação. Isso é alfabetizar as suas emoções, o seu querer e o seu conhecimento”, concluiu Genice.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Divulgação/Freepik
Comentários