Retirada de direitos dos educadores aposentados é assunto de encontro promovido pelo 28º Núcleo Cpers Sindicato
Baixar ÁudioEncontro ocorreu na tarde desta sexta-feira, 24/01, na sede da entidade, em Soledade
Foto: Letícia Nunes/Tua Rádio Cristal.
O 28º Núcleo do CPRS sindicato, realizou um encontro voltado aos associados aposentados, em sua sede em Soledade, a fim de convidá-los para que se façam presentes nas manifestações que se darão a partir da próxima segunda-feira, 27/01, em Porto Alegre, já que diversos pontos da reforma dos servidores estaduais estarão em discussão na Assembleia Legislativa.
O encontro também teve o objetivo de apresentar a iminência de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), a qual tem por objetivo derrubar a aprovação de alguns direitos que foram retirados dos aposentados.
A secretária geral do Cpers central, que palestrou na oportunidade, Candida Beatriz Rossetto enfatiza. “Nesta “Adin”, vamos pedir que não seja feito o desconto da contribuição das alíquotas, pois nós entendemos que o Estado já tem uma legislação que cobra a previdência para quem ganha a cima do teto e esta proposta quer retirar também de quem recebe abaixo do teto e nós estamos incluídos nesta último”.
Cândida ainda enfatizou a importância de os educadores, se faverem presentes, no ato de manifestação que ocorrerá em Porto Alegre, a partir da próxima semana, em que as reivindicações continuarão em virtude da votação da PEC 285, que altera a Constituição Estadual, extingue adicionais por tempo de serviço, a incorporação de gratificações e acaba com o abono de falta para participação em atividades sindicais, entre outras medidas.
Outros projetos, que deverão ser apreciados pelos deputados são o PLC 02/2020 (nova redação do PLC 505), que altera o Estatuto e Regime Jurídico Único dos Servidores, e o PL 03/2020 (nova redação do PL 507), que institui o novo Plano de Carreira do Magistério.
Comentários