Orientação e acompanhamento são prioridades para um supervisor escolar
Baixar ÁudioHistoricamente, a Supervisão Escolar foi criada em 1931 como uma forma de controlar o trabalho dos professores
Historicamente, a Supervisão Escolar foi criada em 1931 como uma forma de controlar o trabalho dos professores. Com isso, o supervisor assumiria um lugar na escola muito parecido com a atividade do supervisor das fábricas durante a Revolução Industrial.
No entanto, com as mudanças ocorridas ao longo dos anos, esse papel se transformou, e atualmente, o supervisor assume o papel de coordenador, ligado diretamente à orientação e à coordenação do processo ensino-aprendizagem.
“Atuo como supervisora há 18 anos e posso dizer que é uma função bastante atribulada, principalmente relacionada às mudanças tecnológicas, onde todos tivemos que nos adaptar, e que vem acontecendo na Secretaria de Educação também. A nossa função é, basicamente, coordenar a parte da qualidade do ensino e da aprendizagem, além de assessorar professores, alunos e equipe diretiva”, revelou a supervisora escolar Ângela Maria Grolli Hein.
Segundo ela, as suas atribuições são inúmeras e, por isso, fazem o seu dia ficar bem tumultuado. “Nós atendemos todas as frentes, especialmente a parte de assessorar os professores em cada mudança. Nós temos que saber primeiro para repassar para eles. A nossa qualidade de ensino tem sido muito questionada, com isso, não podemos focar somente no resultado da escola, mas sim em apresentar esses resultados para a comunidade”, disse Ângela.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Glauber Silveira/Tua Rádio Cristal
Comentários