Inscrições para o Encceja foram prorrogadas devido às enchentes no estado
Baixar ÁudioO prazo final é até a próxima sexta-feira, 24/05 e deve ser feita apenas pelo site
Em função do desastre climático que o Rio Grande do Sul sofreu, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja, foram prorrogadas e podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 24/05. De acordo com Joice Moraes, assessora técnica da 25ª CRE, o principal objetivo é avaliar as competências e habilidades dos jovens e adultos em cada nível.
“Além disso, essa avaliação busca construir uma referência de autoavaliação para jovens e adultos por meio dos saberes adquiridos durante o processo escolar ou extraescolar. Importante ressaltar que o Encceja visa dar continuidade na formação e na inserção no mundo do trabalho para quem realiza essa prova”, explicou Joice.
O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade regular. “Temos alguns requisitos para a realização dessa prova: é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos até a data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental. Para aqueles que querem certificação do ensino médio, precisam ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame”, destacou a assessora técnica.
Segundo Joice, uma das principais vantagens em realizar esse exame é uma melhor colocação no trabalho ou mesmo ingressar no nível superior. “Os candidatos que procuram o Encceja, almejam a certificação para ganhar uma promoção no seu trabalho ou mesmo outras oportunidades de trabalho”.
As inscrições devem ser feitas apenas pelo site: enccejanacional.inep.gov.br e o candidato precisa ter a conta GOV. “As provas serão realizadas no dia 25 de agosto, no IEE Maurício Cardoso. Para cada nível de ensino, serão quatro provas objetivas, cada uma delas contêm 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. O resultado será divulgado no mês de novembro”, finalizou Joice.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Arquivo pessoal
Comentários