Procura por vagas em creches municipais aumenta em Soledade
Baixar ÁudioA central de matriculas possui uma lista de espera de 66 crianças
Em função da grande quantidade de empregos gerados em Soledade e também das obras da duplicação da BR 386, o departamento de educação do município afirma que a demanda por vagas nas creches municipais aumentou significativamente. De acordo com Luciana Batista, responsável pelas creches, a central de matriculas possui uma lista de espera de 66 crianças.
“Temos percebido uma demanda grande de vagas e isso se deve a fase de crescimento que Soledade se encontra, trazendo muitas famílias de fora com crianças em idade de creche. Com isso, tivemos que nos reorganizar enquanto município para atender esta demanda. Tanto que em 2024, tivemos que abrir duas novas turmas de pré-escola e mais uma turma de berçário”, relatou Luciana.
Segundo Luciana, os pais estão com mais confiança para colocar os seus filhos na creche. “Por muito tempo, a educação infantil era assistencialista e desde 1996 passou a ser a primeira etapa da educação básica. Isso é um marco na história da educação infantil, já que as crianças passam a ter direito a educação”.
Ao total, são 1239 crianças matriculadas nas escolas urbanas, mais um percentual de crianças de 3 a 5 anos nas escolas rurais. “Temos seis EMEIS em Soledade, onde atendemos 639 crianças de 0 a 3 anos, além de 422 crianças na pré-escola. Ainda, possuímos quatro escolas no ensino fundamental, com mais 178 crianças em idade de pré-escola”, revelou Luciana.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Betinho Reis/Tua Rádio Cristal
Comentários