Projeto “Garimpando Lembranças” é desenvolvido na EMEF Santo Antônio em Soledade
Baixar ÁudioO ponto centralizador do projeto é propiciar aos alunos um resgate da cultura e da história do município
Com o propósito de resgatar riquezas e culturas de um passado repleto de ensinamentos, a escola municipal de ensino fundamental Santo Antônio, localizada no bairro das Fontes em Soledade deu início a um projeto, denominado “Garimpando Lembranças”.
A ideia centralizadora deste é resgatar as origens que assolam os fatos marcantes quanto à história do município de Soledade.
Para isso, cerca de trinta e três alunos, do quinto ao nono ano estão inseridos na proposta idealizada pelos professores, em consonância com os educandos.
Os alunos participarão de passeios no município de Soledade e em demais localidades da região. Além disso, receberão palestras como recentemente tiveram com o historiador Paulo Borges e outros membros dinamizadores da referida cultura. A proposta culminará na realização de um teatro, no qual os próprios alunos serão os protagonistas.
Segundo a coordenadora pedagógica do educandário, Cassiana Coletti, o projeto vêm sendo lapidado desde o retorno as aulas presenciais em maio e a projeção é de que tenha fim no mês de novembro, momento no qual o teatro será transmitido para a comunidade soledadense via facebook da Prefeitura Municipal.
“Esta é uma forma de demonstrar que a escola Santo Antônio é uma família e que devemos engajar tudo aquilo que traga à tona o amor e as belezas de nossa terra”, explica Cassiana.
Ela enfatiza ainda, que esta é uma forma de retomar aos poucos alguns eventos que já vinham sendo realizados na escola antes da pandemia, como o projeto “União faz a Vida”, de um jeito mais proximal em relação ao espaço de convívio dos alunos.
“Reforço a ideia de que este é um modo de tornar os alunos pertencentes à história, visto que nosso município é rico em belezas das mais variadas formas”, finaliza Cassiana.
Ouça a notícia completa no player acima.
Comentários