Governo e MPRS discutem medidas para aumentar segurança nas escolas
A decisão aconteceu durante reunião nesta segunda-feira, 10/04
Na última segunda-feira (10/4), uma reunião entre as secretarias da Segurança Pública (SSP) e Educação (Seduc), com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), discutiu a segurança no ambiente escolar e as supostas ameaças que circulam nas redes sociais. O encontro foi convocado pelo governador Eduardo Leite e teve como objetivo estreitar a comunicação entre os órgãos envolvidos, demonstrando que a questão está sendo tratada de forma intersetorial e integrada.
Durante a reunião, a Chefia da Polícia Civil e o comando da Brigada Militar reforçaram o patrulhamento em áreas estratégicas e todas as denúncias que chegam para as Polícias estão sendo apuradas. Foi reforçada a orientação para que não sejam compartilhadas imagens de ataques em escolas para não estimular atos de violência e que qualquer suspeita seja imediatamente comunicada às forças de segurança. A Seduc ressaltou que tem monitorado intensivamente todas as suspeitas e boatos em circulação e tranquilizou pais e professores para que sigam mantendo as atividades dos alunos normalmente. A pasta também trabalha a prevenção da violência no ambiente escolar por meio de programas como o CIPAVE+.
O Ministério Público do RS apresentou medidas preventivas adotadas pela instituição, especialmente por seu Núcleo de Inteligência (Nimp), seu Cybergaeco e seus Centros de Apoio Operacional. Além disso, reforçou a rede de comunicação entre os promotores de Justiça Regionais da Educação, que cobrem todo o território gaúcho, para análise de casos suspeitos.
A SSP reforçou que, em caso de suspeita, estão disponíveis para denúncia os canais da Brigada Militar (190) da Polícia Civil (197), e o Disque-Denúncia da secretaria (181), que funcionam 24 horas por dia.
A reunião contou com a participação dos secretários da Segurança, Sandro Caron, Educação, Raquel Teixeira, adjuntos e diretores das pastas, além de representantes do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Texto: Fernando Kopper
Fonte: Polícia Civil do RS
Foto: Thiago Coutinho
Comentários