Língua Portuguesa: idioma oficial de nove países que une e aproxima diversas culturas
Baixar ÁudioA Língua Portuguesa é a língua oficial no Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial
Um dos idiomas mais falados do mundo possui uma data própria. O dia 10 de junho é dedicado a Língua Portuguesa, este dialeto tão importante, que se destaca histórica, cultural e socialmente.
De acordo com Ana Brito, professora de Língua Portuguesa, a Língua Portuguesa é a língua oficial no Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial.
“Esta data tem como objetivo difundir o português e valorizar a diversidade cultural das nações que compartilham esse idioma. Importante destacar que além da literatura, o dia 10 de junho também celebra a música, o cinema e as tradições orais que atravessam gerações, mantendo vivas as histórias e os costumes dos povos lusófonos”, destacou a educadora.
Ana pontua que a língua pátria é linda de aprender e de estudar, mas possui muitas exceções. “A grande dificuldade que a maioria das pessoas possui é na ortografia, pois temos letras com sons diferentes, vários tipos de acentos, a mesma palavra com mais de um significado. Ou seja, são muitos detalhes que precisam ser levados em conta”, afirmou.
Outra questão importante que a professora se refere é relacionada à leitura. “Quem lê se expressa melhor, adquire um maior vocabulário, além de aprender a grafia visualizando o livro. Em 2006, entrou em vigor no Brasil algumas mudanças significativas na língua. Isso se deu nos países que falam o português para que a língua ficasse igual em todos eles”, afirmou Ana.
Portanto, o dia 10 de junho é a oportunidade para refletir sobre a força e a beleza deste idioma que atravessa fronteiras e tempos. É um momento para celebrar a diversidade e a unidade das nações. É a era para reafirmar o compromisso com a promoção e preservação de uma das línguas mais ricas e influentes do mundo.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Glauber Silveira/Tua Rádio Cristal
Comentários