Secretaria da Educação deverá realizar eleições de diretores nas escolas municipais de Soledade
Até o momento, diretores das escolas municipais são escolhidos por indicação do Executivo
Foto: Divulgação/Governo SC
A Secretaria da Educação de Soledade está planejando trabalhar a gestão democrática nas escolas municipais em 2016 e tratará, principalmente, da eleição dos diretores das escolas do município. .
Como principais atividades estão o fortalecimento do colegiado, a autonomia das escolas e a eleição dos diretores.
Por isso, no próximo dia 18 de maio, no campus da UPF de Soledade, será feito um encontro visando a interpretação do que é a Lei de Gestão Democrática.
“Nós estamos elegendo um projeto coletivo, não é especificamente a pessoa A, B ou C e sim o seu projeto”, afirmou a secretária da Educação, Ádria Bum de Azambuja.
A Secretaria está trabalhando o processo de eleição de diretores municipais, pela primeira vez, democraticamente. Até o momento, as escolas municipais tinham diretores eleitos por indicação do Executivo.
A eleição, segundo Azambuja, ainda não tem datas, porém, deverá acontecer em meados de novembro de 2016.
“Precisamos construir isso com professores, sem que isso cause prejuízo das relações nas escolas. Precisamos evoluir rumo à democracia”, declarou Ádria.
A eleição de diretores escolares do município seria uma mudança histórica em Soledade que até hoje, atuava por indicações.
No Brasil, segundo a Constituição, existem duas formas de provimento de funcionários públicos: concurso para os cargos efetivos e nomeação pelo Poder Executivo, quando se trata de uma função de confiança.
Ouça a entrevista com a secretária da Educação, Ádria Brum de Azambuja
Comentários