Escolas Estaduais elegerão seus novos diretores
As eleições diretivas da rede pública estadual sofrerão algumas modificações este ano
Foto: Igor Binotto/Rádio Cristal
A menos de um mês para a realização do pleito, previsto para 30 de novembro em todo o Rio Grande do Sul, a portaria número 256/2015, publicada pela Secretaria Estadual de Educação em 19/10, estabelece procedimentos e orientações para a realização do processo de indicação para a função de Diretor dos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual.
Conforme a Lei nº 14.754, há a necessidade de uniformização dos procedimentos em todos os estabelecimentos de ensino da rede pública estadual, para tanto:
O processo de indicação do Diretor ocorrerá de forma simultânea em todos os estabelecimentos de ensino da rede pública estadual, no dia 30 de novembro de 2015, e será realizado mediante votação direta pela comunidade escolar.
Terão direito a votar, os alunos regularmente matriculados no estabelecimento de ensino na data da votação, a partir do 5º (quinto) ano ou maiores de 12 (doze) anos; os pais, os responsáveis legais ou os responsáveis perante a escola, dos alunos regularmente matriculados menores de 18 (dezoito) anos; os professores e os servidores públicos, ambos ainda que sob o regime dos contratos emergenciais/temporários, em efetivo exercício no estabelecimento de ensino, que estiverem no desempenho de suas atividades na data da votação, exceto os que estiverem em licença para concorrer a cargo eletivo.
Poderá candidatar-se à função de Diretor o membro do Magistério ou servidor que possuir curso superior de licenciatura e/ou especialização na área da Educação, estiver em efetivo exercício na data da instalação da Comissão Eleitoral da Escola e atender às demais condições estabelecidas no artigo 20 da Lei n° 10.576/95.
O período de administração do Diretor corresponde a um mandato de três anos, permitida uma recondução sucessiva. Excepcionalmente em relação ao pleito de 2015, os Diretores em exercício já reconduzidos poderão concorrer à função novamente.
O departamento de jornalismo da Rádio Cristal realizou levantamento junto às escolas de Soledade, coordenadas pela 25ª Coordenadoria Regional de Educação, para saber quais são os candidatos em cada educandário, confira.
- I.E.E. Maurício Cardoso a candidata será Vera da Silva Quevedo Grotto, já que Rejane Portela Perin não concorrerá à reeleição.
- I.E. São José – Candidata Marines Vígolo.
- I.E. Polivalente – Candidata Daniela Giacomini. A atual diretora Henriete Pasetti Dalla Vechia não concorrerá à reeleição.
- E.E. Maria de Abreu Lima – Candidata Gislaine Cardoso Vieira. Maribel Godoi Elias não concorrerá à reeleição.
- E.E. Capistrano de Abreu – Candidata Cristiane Portela de Morais. Deise Maria Bortolini não irá à Reeleição.
- E.E. Júlia Lopes de Almeida – Dois candidatos: Juliano Bertolini e Ângela Maria Zeni Elias Sehn. João Pedro Morais dos Santos não buscará a reeleição.
- CIEP – Dois candidatos: Jair Dossena Spíndola e Jaqueline Chitolina. Márcia Eloísa Oliveira não concorrerá à reeleição.
- E.E. São Francisco de Assis – A atual diretora, Elenara da Cruz Bohrer é candidata à reeleição.
- E.E. Eurípedes Dalla Costa – Silvana Los Chitolina, atual diretora, concorrerá à reeleição.
- E.E. Álvaro Leitão – Candidata Mainara Regina Bortoncello Machado. Velci Portella de Camargo não concorrerá à reeleição.
- E.E.E.F. Dona Darcila (Pontão da Boa União) – Candidata Lourdes Nivalda Carletti. A atual diretora, Elien Zordan não será candidata à reeleição.
Confira o cronograma de atividades previstas:
Atividade e Fundamento Legal Prazo
Convocação da Assembleia-Geral por segmento Até 31 de agosto
Instalação da Comissão Eleitoral Até 15 de setembro
Constituição e instalação da Comissão Regional Até 15 de setembro
Publicação do edital de eleição 23/10/2015
Período de inscrição De 26/10/2015 a 03/11/2015
Publicação do registro dos candidatos 04/11/2015
Prazo para impugnação Até 24 horas a contar da publicação do registro
Homologação das inscrições sem impugnação 06/11/2015
Divulgação do horário de funcionamento das urnas Até 27/11/2015
Eleição 30/11/2015
Ouça a entrevista com a Coordenadora da 25ª CRE, Margarida Chitolina.
Comentários