Culturas e paixões parecidas: a proximidade entre Uruguai e Rio Grande do Sul
Baixar ÁudioA cultura uruguaia tem outros atrativos que tornam esse país um ponto de visita de muitos turistas
Bastante parecido com o Rio Grande do Sul na questão dos costumes como o chimarrão, o churrasco e as vestimentas, a cultura uruguaia tem outros atrativos que tornam esse país um ponto de visita de muitos turistas. No entanto, alguns decidiram cruzar a fronteira e se instalar no Brasil.
Para valorizar essas várias etnias que moram aqui e escolheram Soledade para viver, a equipe da Tua Rádio Cristal fará uma série de entrevistas com descendentes para contar um pouco da sua história. Nesta sexta-feira, 24/08, o último convidado foi Heber Daniel Rodrigues, uruguaio que mora há vários anos aqui no município.
“O que eu destaco da nossa gastronomia como um dos pratos mais conhecidos e característicos é a parrillada, que seria os miúdos do boi feitos na grelha e o assado, que seria a costela. Mas nós temos influencias de culinária de outros países também, como a Itália, Arábia e Espanha”, informou.
Outra característica marcante da cultura uruguaia apontada por Daniel é a educação. “Chegando lá, é possível perceber que desde o povo mais simples é possível conversar sobre vários assuntos, fruto do baixo índice de analfabetismo no Uruguai e isso, obviamente, faz dele um povo muito culto”, pontuou.
O esporte, principalmente o futebol, é outra paixão dos uruguaios, assim como os brasileiros. “Nós somos muito fanáticos, de ir até o estádio e participar da festa junto com a torcida. Isso é algo que tenho saudade, de ir ao estádio torcer pelo meu time do coração, o Peñarol”, finalizou Daniel.
Texto e foto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Comentários