Rico em cultura, a Alemanha é um país que serve de inspiração para outras localidades
Baixar ÁudioO povo, a língua e as tradições tornam a cultura alemã única, tanto que alguns desses costumes servem de inspiração para outros povos
O povo, a língua e as tradições tornam a cultura alemã única, tanto que alguns desses costumes servem de inspiração para outros povos. É possível identificar essas características em itens como as cervejas, salsichas e a famosa Oktoberfest. Em Soledade, temos vários representes alemães que escolheram viver aqui.
Para valorizar essas várias etnias que moram aqui e escolheram Soledade para viver, a equipe da Tua Rádio Cristal fará uma série de entrevistas com descendentes para contar um pouco da sua história. Nesta quinta-feira, 24/08, Janice Jacob Schultz foi a representante da etnia alemã.
“Na região somos poucos da origem alemã, inclusive da minha família também, pois não estamos muito próximos, mas é importante falar sobre os nossos costumes e a nossa origem. Em casa, costumávamos falar muito em alemão e fazer orações neste dialeto”, pontuou Janice.
A culinária alemã também é muito conhecida e Janice aproveita os seus conhecimentos para oferecer coisas gostosas da gastronomia para os visitantes do Casarão, que integra o roteiro dos Caminhos Preciosos.
“Oferecemos diversos pratos da culinária alemã, como por exemplo a waffle, que é uma espécie de massa de bolo assada em uma forma de coração. Outra opção é a cuca alemã, que é característica por ser mais baixinha e bem recheada, que servimos com linguiça. Ainda temos os doces de calda entre outros. São diversas opções”, informou Janice.
Durante a entrevista, Janice revelou que sente saudades dos tempos em que os costumes eram vividos de forma mais intensa. “Quando nós morávamos todos juntos, tinha o momento da oração, que era puxado pela mãe. Toda noite, era rezado o terço e durante as refeições era rezado o Pai Nosso”, concluiu.
Texto e foto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Comentários