Erva mate é o primeiro patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul
Baixar ÁudioUm dos símbolos da identidade e do tradicionalismo gaúcho, a erva-mate ganhou o título de primeiro patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul
Um dos símbolos da identidade e do tradicionalismo gaúcho, a erva mate ganhou o título de primeiro patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul. Com esse registro, o que já faz parte da identidade do povo gaúcho, terá mais reconhecimento e proteção.
“O chimarrão é nossa bebida típica. Quem não gosta desse companheiro do dia a dia, do nosso ritual diário, que une famílias e amigos. O nosso estado é o maior produtor de erva-mate no país e o maior exportador nacional do produto. Esse título é de extrema importância”, revelou a secretária de turismo e cultura de Arvorezinha, Jaqueline Merlin.
A planta, que já foi reconhecida como árvore-símbolo do estado, é cultivada em mais de 32 mil hectares, principalmente por pequenos produtores rurais. Logo, além da valorização dessa identidade cultural gaúcha, há também a repercussão econômica positiva na vida das pessoas envolvidas no processo da erva mate.
“Tudo o que fazemos para valorizar e defender um patrimônio imaterial como a nossa erva mate, agrega valor à produção e, especialmente, ao que circunda essa cadeia produtiva. As propriedades e localidades, por exemplo, que têm essa cultura como fonte de renda, geram possibilidade de exploração turística e visibilidade fora do estado, pois é algo que desperta o interesse das pessoas”, relatou Jaqueline.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Divulgação/internet
Comentários