Lançado oficialmente o livro Do sonho à realidade: o passado e o presente do bairro Ipiranga
Lançamento da obra impressa que conta a história do bairro, em Soledade, ocorreu na Tua Rádio Cristal
Foto: Letícia Nunes/Tua Rádio Cristal.
Neste sábado, 12/12, na programação da Tua Rádio Cristal, aconteceu o lançamento do livro "Do Sonho à Realidade: o Passado e o Presente do Bairro Ipiranga - Soledade/RS".
A obra, escrita pela soledadense de coração Tânia Elisabete Trevisol, está disponível para compra com a autora e nos seguintes estabelecimentos: Livraria Marlu; Livraria Papyrus; Padaria D'Italiani e Posto do Nei.
Ao falar sobre sua inspiração para escrever a obra, Tânia se reporta a história de sua família. “Em 1967, Jandir Trevisol, sua esposa Ide Decilva e seus quatro filhos Tânia, Paulo, Fernando e Jefferson, deixaram a terra natal de Putinga e vieram residir em Soledade. Com seu irmão Agostinho, Jandir estabeleceu-se com a atividade comercial: depósito de bebidas. Assim, inicia a ‘saga’ da família Trevisol, com muito trabalho, estudo, integração comunitária, desafios, provações, superação e sempre ‘vida nova’”, conta ela.
Há 34 anos, se mudaram para o bairro Ipiranga e logo criaram laços de amizades, acompanhando o desenvolvimento econômico, social e religioso do bairro. Conforme a autora, a família Trevisol participou da criação da Comunidade São Judas Tadeu, sendo vizinhos da “saudosa” Carlésia Borges Vera, doadora das áreas onde se encontra a Capela, escola e a praça. “A família de Jandir Trevisol acompanhou, apoiou e trabalhou para a construção material da capela São Judas Tadeu: pavilhão, templo, tijolo sobre tijolo e incentivou e participou da evangelização na comunidade, que envolve diretoria, catequese, dízimo e liturgia”, relembra.
Comprometida com o bairro, onde Tânia criou e educou sua filha Gabriela, ela alimentou e concretizou a ideia de escrever um “livro”, contando passado e o presente do bairro Ipiranga que, além de documento histórico, resgata fatos e gente que fizeram e fazem uma “história de esperança, de trabalho e de paixão’’.
Gestada há mais de um ano, ela percorreu o caminho da pesquisa, da entrevista , da coleta de documentos , de fotos e foi concluída durante a pandemia do Covid-19, impulsionada por três mentes privilegiadas; Nicácio Lima e Mª Leda Loss dos Santos e do professor Celio Ribas que nasceu e residiu no bairro por 50 anos...
Somaram-se ao Exército Documental:
Martinho da Vila, Lito, Nicanor da Solva, Suelen Beibegier, Jorge Teixeira (fotógrafos), João Vitor e Sidinei (gráfica Soledade), Família Capistrano de Abreu e CTG Três Coqueiros, empresas, industrias, profissionais liberais, famílias que adotaram o bairro e os inúmeros apoiadores financeiros.
“Com ousadia, sonho e perseverança, deixo essa obra com legado à terra que me acolheu e quero incentivar que não deixem a história esquecida ou perdida, pois não importa quem você é, nem de onde você veio, o importante é que você esteja fazendo algo para melhorar o lugar onde vive”, pontuou Tânia.
Texto: Tânia Trevisol/adaptado por Jornal Informativo Regional.
Comentários