Museu e Arquivo Histórico de Soledade recebe visitas regularmente
Baixar ÁudioFazem parte do acervo cerca de três mil itens
Todo o município deveria preservar a história da sua terra e da sua gente. Em Soledade, essa história é retratada no Museu Municipal e Arquivo Histórico, situado junto ao Centro Cultural.
De acordo com a coordenadora, Adriana Valendorf Chiella, que é professora de história, o Museu e o Arquivo Histórico foram criados em 1980 e tem a missão de registrar, preservar e assegurar a história do povo soledadense. “Tem a sua importância por ser um local de visitação e recreação. Tivemos, recentemente, uma reestruturação dos espaços e organizamos por seções, de forma cronológica, para um melhor entendimento dos visitantes”, afirmou.
No local, existem exposições físicas e também comemorativas conforme o mês. “Nós trocamos as decorações e mostras de acordo com os acontecimentos e fatos históricos de cada mês. Quando recebemos um visitante, tentamos mostrar que os objetos expostos fizeram parte de algum soledadense”, completou a coordenadora.
Fazem parte do acervo do Museu Municipal e do Arquivo Histórico, tais como, cerca de três mil itens entre livros, jornais, fotografias, máquinas antigas, equipamentos agrícolas, o primeiro jornal editado em Soledade no ano de 1908, o exemplar do “Botucaraí”, dentre outros itens históricos. “A visitação do dia a dia é normal, por isso, estamos sempre abertos para agendamento das escolas e de quem tiver interesse em conhecer as nossas relíquias”, pontuou a professora de história.
Quem tiver interesse em doar objetos históricos, a coordenação do Museu e do Arquivo Histórico recebe os itens, através de um termo de doação, que se compromete em preservar tal bem.
Um dos principais eventos realizados é a “Semana dos Museus”, desenvolvida sempre no mês de maio.
Texto e foto: Betinho Reis/Tua Rádio Cristal
Comentários