Como identificar fake News? Dicas para conferir se a notícia é verdadeira
Baixar ÁudioQuem navega nas redes tem que ter a sua parte nas responsabilidades
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal
Nos tempos em que vivemos saber se uma notícia é falsa ou verdadeira está mais fácil do que alguns anos atrás, hoje existem plataformas de checagem de fatos que podem ajudar a elucidar se notícias e informações que circulam no WhatsApp, Facebook, e Instagram, entre outros, são verdadeiras ou trazem alguma distorção em seu conteúdo.
Profissional da área do marketing e redes sociais, Igor Binotto, proprietário da Agência IB7 em Soledade, na manhã desta quinta-feira, 16/04, em entrevista a Tua Rádio Cristal, trouxe dicas para conferir se a notícia é verdadeira ou se é Fake News.
Segundo Binotto, o crescimento das fake News tem muito a ver com a evolução das redes sociais com um número muito expressivo de usuários e a criação de milhares, senão milhões de grupos espalhados mundo afora onde pegam alguma informação, e antes mesmo de saber da sua veracidade, compartilham como se fosse verdadeira.
Confira as dicas deixadas pelo proprietário da IB7.
1ª – Títulos bombásticos: quando a pessoa tem interesse em um determinado assunto a mesma faz uma pesquisa, depois disso ocorre o remarketing, ou seja, toda vez que abrir uma página na web, o tema de sua pesquisa anterior vai aparecer novamente, associada a outros temas que não são de seu interesse.
2ª – Link de buscas: você busca no Google canais como a Lupa e o Propague, cola o link da matéria no canal que foi escolhido e este mostrará se é verdadeiro ou falso.
3ª – Verificar a data da publicação: muitas vezes ao verificar a data se percebe que a matéria era verdadeira naquele momento da edição, mas dependendo da ocasião ela poderá ser tornar fake news, como exemplo a contratação de um técnico de futebol por uma equipe há vários anos atrás, na época era verdade, porem na atualidade, com a saída de um treinador de um time da série A, a mesma pesquisa é feita e aparece a contratação do treinador parecendo verdadeira.
4ª – Verificar o endereço eletrônico: pois existem domínios muito parecidos com os existentes no intuito de confundir visualmente quem busca a informação dando uma falsa segurança para quem faz a pesquisa.
5ª – Sempre pesquisar: busque sempre por um vídeo, pois as grandes matérias, em sua maioria, possuem vídeos para as mesmas, mesmo assim pesquisar as dicas anteriores.
6ª – Pessoalizar ao máximo: Verificar a autoria da matéria e conferir se a pessoa realmente existe.
Ao final Igor Binotto disse que os usuários são muito imaturos nas redes sociais e se expressam de maneira equivocada.
Ouça a entrevista com Igor Binotto, na íntegra, no player de áudio acima.
Comentários