Aproximadamente 50 jovens de Soledade deixaram de fazer seu alistamento militar obrigatório
Baixar ÁudioOutros 275 estão aptos e agora esperam pela inspeção de saúde que acontecerá em setembro/19
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal
Os jovens soledadenses do sexo masculino que completam 18 anos em 2019 deveriam se apresentar à Junta de Serviço Militar de Soledade, localizada junto a prefeitura municipal para realizar o alistamento militar obrigatório, ou efetivar o alistamento via internet.
Deveriam, no entanto, conforme Jaqueline Rodrigues, secretária responsável pelo órgão no município, não há mais o que fazer neste ano, pois o prazo para a realização do alistamento militar foi encerrado em junho/19.
O Exército Brasileiro disponibilizou uma plataforma on-line para que os jovens pudessem fazer o seu alistamento com maior agilidade e facilidade, porém a maioria optou em realizar a ação de forma presencial, ou seja, na Junta de Serviço Militar.
Jaqueline informou ainda de que um total de 275 adolescentes realizaram o alistamento, sendo que 226 de maneira presencial e 49 através da internet.
Mas um fato chamou a atenção, aproximadamente 50 jovens, não fizeram seu alistamento. Pelo fato de ser obrigatório, o rapaz que não efetuou o procedimento fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino, inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa.
Mesmo tendo realizado o alistamento militar pela internet, o inscrito terá que comparecer na junta militar do município para fazer a impressão dos documentos referentes a efetivação do alistamento.
Os futuros soldados das forças armadas do Brasil passarão, de 23 a 25/09, pela tão esperada inspeção de saúde, que será realizada junto aos pavilhões do Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz.
Ouça a entrevista com Jaqueline Rodrigues, na íntegra, no player de áudio acima.
Comentários