18 de novembro: Um dia de reconhecimento ao trabalho incansável dos Conselheiros Tutelares
Os Conselheiros Tutelares de Soledade atuam 24 horas em sistema de plantões, atendendo na sala do Conselho e, se chamados, através de ligações telefônicas
Foto: Marcos Vinícius de Souza/Tua Rádio Cristal
Neste dia, celebramos os heróis invisíveis que trabalham incansavelmente para garantir a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes brasileiras. Os Conselheiros Tutelares são os guardiões dos direitos dos menores de 18 anos, atuando como uma ponte entre a sociedade, o poder público e as famílias.
Criado pela Lei Federal nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Conselho Tutelar é um órgão fundamental na prevenção e resolução de situações de vulnerabilidade.
Os conselheiros tutelares acompanham casos de abuso, negligência e exploração infantil, promovem ações de prevenção e orientação às famílias e articulam serviços públicos e organizações sociais, dentre outras atividades.
"O trabalho do conselheiro tutelar é essencial para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes", afirma Márcio Lucas dos Santos, Conselheiro Tutelar de Soledade.
Neste dia, reconhecemos a dedicação e o compromisso dos conselheiros tutelares em defender os direitos das crianças e adolescentes. É fundamental valorizar e apoiar esse trabalho, construindo uma sociedade mais justa e protegida para nossas futuras gerações.
Comentários