Trabalho em prol dos moradores de rua seguem acontecendo em Soledade
Baixar ÁudioO número de pessoas que ficam nas ruas aumentou significativamente
A Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação continua com o trabalho de orientação aos moradores de rua no município. Conforme a secretária da pasta, Aline Moraes Maciel, eles estão diariamente com contato com os moradores de rua, já que nos últimos dias, o número de pessoas aumentou significativamente.
“O nosso trabalho já vem acontecendo há algum tempo e é importante ressaltar que é um trabalho conjunto com outros órgãos. A Secretaria da Assistência Social oferta passagens, alimentos, cobertas, roupas, enfim, tudo aquilo que a lei permite para auxiliá-los. Essas pessoas têm casa, mas se recusam a voltar para o seu município de origem”, revelou Aline.
A secretária afirma que os moradores de rua são orientados, mas decisão final é deles. “A equipe do CREAS é responsável pela abordagem e pela conversa, mas infelizmente, os moradores acabam ficando e não temos o que fazer. A única ressalva é se eles estiverem em áreas particulares, cuja responsabilidade é do proprietário, que inclusive pode acionar os órgãos de segurança para tomar medidas cabíveis”, ressaltou.
Recentemente, houve um caso em Soledade de um argentino que veio a óbito. Aline informou que a Secretaria realizou o encaminhamento do funeral.
“O problema é que ele era estrangeiro, então tivemos que entrar em contato com a Polícia Civil e a Polícia Federal para fazer tudo dentro da lei. O que facilitou o processo foi que outro argentino conhecia os familiares. Entramos em contato e a família autorizou o sepultamento no cemitério municipal de Soledade”, destacou a secretária.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Glauber Silveira/Tua Rádio Cristal
Comentários