Junho vermelho: Mês da conscientização sobre a importância de ser um doador
A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta de extrema importância, pois o sangue humano não pode ser fabricado artificialmente. Sendo assim, pode salvar a vida de pacientes que precisam de transfusão sanguínea.
O mês de junho é dedicado à mobilização da sociedade para a doação de sangue.
Criada pelo Ministério da Saúde em 2015, a campanha Junho Vermelho objetiva incentivar o cidadão a ser doador, é comum que os bancos de sangue do país fiquem desfalcados, durante o inverno ,já que essa é a temporada de doenças respiratórias e também quando as pessoas menos saem de casa. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas em situações diversas.
Não existe nenhum substituto para o sangue, e sem estoques adequados, muitas vidas podem ser perdidas. Todos os dias, acontecem diversas situações que se fazem necessárias o uso de bolsas de sangue, pacientes que precisam de transfusão devido a acidentes, cirurgias, queimaduras, entre outras situações, assim, como pacientes acometidos por leucemias e anemias que precisam de transfusões periodicamente como parte do seu tratamento.
Comentários