Clima irregular prejudica cultura de trigo na região de Soledade
Baixar ÁudioNa região de Soledade, tem semeaduras em variados ciclos, algumas prontas para a colheita e outras ainda que necessitam de aplicação de defensivos
O excesso de chuva está prejudicando a safra do trigo nas lavouras de Soledade e região. Atualmente, o que mais preocupa os agricultores e empresas que recebem e armazenam os grãos é a previsão de bastante chuva para o período de colheita. Fernando Techio, engenheiro agrônomo da Cotrijal, lembrou que o cronograma de plantio foi realizado de forma correta.
“Durante a semeadura, o clima estava propício, o que atrapalhou os agricultores foi que depois do nascimento das plantas, faltou chuva e para aplicação da ureia, as lavouras precisam conter umidade. Dessa forma, a não aplicação no período propício, atrasou o desenvolvimento da planta”, afirmou Fernando.
Na região de Soledade, tem semeaduras em variados ciclos, algumas prontas para a colheita e outras ainda que necessitam de aplicação de defensivos. “Outro fator que atrapalhou os produtores foi o excesso de chuva, pois o período de aplicação dos defensivos, que é para o controle das pragas, não pode ser feito corretamente”, revelou o engenheiro agrônomo.
Apesar de as perspectivas não serem as melhores, Techio declarou que ainda é difícil ter uma análise conclusiva do percentual de perda das lavouras, tanto na produtividade como na qualidade.
Texto: Robson Santos/Tua Rádio Cristal
Foto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Comentários