Mês de maio poderá fechar com mais de 300 mm de chuva em Soledade
Os dados com excessos geram preocupação aos agricultores de Soledade e região
Foto: Robson Portela Dipp
A intensa chuva que caiu sobre Soledade deste a última quinta-feira, 25/05, vem preocupando a comunidade soledadense e regional.
Além das estradas do interior e das cheias dos rios, que preocupam comunidades interioranas, o excesso de chuva também preocupa os agricultores, em especial, os triticultores.
De acordo com João Alberto de Souza, responsável pelo setor de comunicação da Coagrisol, de quinta até esta segunda-feira, 29/05, choveram 112 milímetros no município de Soledade.
O número no mês de maio já chega a 266 milímetros e está um pouco acima da média em relação aos últimos dois anos. Em 2016, o mês de maio fechou com 152 mm e em 2015, 242mm.
Com a projeção de chuva para os próximos dias, o número poderá atingir a casa dos 300mm somente entre terça e quarta, últimos dias do mês.
Na região, os dados também preocupam. Segundo João Alberto, nos últimos cinco dias, choveu em Barros Cassal 180mm; em Arvorezinha 160mm; 110mm em Fontoura Xavier; 145mm em Mormaço e em Tunas, onde mais choveu na região, 235mm, números de 25 a 29 de maio.
A principal preocupação, de acordo com Souza, trata-se das plantações de trigo na região de Soledade. Estima-se que hajam 32 mil hectares de trigo na região de Soledade e a chuva coloca uma interrogação pela falta das condições do plantio.
"Quem plantou está preocupado, quem ainda não plantou também", afirmou João Alberto em relação as plantações de trigo na região.
Comentários