Brucelose: vacinar é a melhor prevenção
Baixar ÁudioA brucelose é uma doença bovina que pode ser transmitida para humanos em contato com fontes contaminadas.
A brucelose é uma doença bovina que pode ser transmitida para humanos em contato com fontes contaminadas. O médico veterinário Bolívar Camargo orienta os pecuaristas a manter as vacinas do rebanho em dia.
“A brucelose é uma doença que afeta as fêmeas bovinas e a vacinação é a melhor prevenção. Novilhas entre 3 e 8 meses precisam ser imunizadas com a B19, entretanto, dos 8 aos 24 meses de vida, as fêmeas precisam receber a dosagem RB 51. Dessa maneira, o criador evita a disseminação na sua propriedade”, informou.
Outra forma de contaminação do rebanho que pode ocorrer é através da aquisição de animais contaminados. Bolívar lembra da importância em analisar os animais no momento da compra. “É preciso fazer exames específicos para diagnosticar a doença. Caso haja algum animal contaminado, ele deve ser sacrificado para não espalhar a doença para os demais”.
Bolívar orienta, também, que ao realizar o parto, a pessoa utilize a luva para evitar o contato com as mucosas. “Após o parto, as fêmeas podem espalhar por 30 dias a fonte contagiosa nas pastagens, por isso, entrar em contato com esses resíduos, pode ser outro ponto de contaminação. Bovinos recém-nascidos precisam ser separados do rebanho, pois o contato de outros bovinos com bezerros que ainda estão com as mucosas do parto, pode transmitir a doença”, finalizou.
Texto: Robson Santos/Tua Rádio Cristal
Foto: Divulgação/Internet
Comentários