PISA: projeto para entregar resultados aos produtores rurais
Com o intuito de apoiar a evolução do produtor rural, a Sicredi Botucaraí RS/MG é parceira de mais uma iniciativa que visa desenvolver a bacia leiteira.
Com o intuito de apoiar a evolução do produtor rural, a Sicredi Botucaraí RS/MG é parceira de mais uma iniciativa que visa desenvolver a bacia leiteira.
O que existe de mais atualizado para promover o desenvolvimento no campo está à disposição dos produtores rurais e, uma das ferramentas para essa evolução chama-se PISA (Produção Integrada de Sistemas Agropecuários).
O projeto em desenvolvimento
Com uma metodologia de sistemas de produção sustentáveis, os produtores contemplados recebem consultoria técnica, com orientações que visam aumentar a produção na propriedade, diminuir os custos e gerar baixo impacto ambiental, além de apoiá-los no planejamento do sistema de produção, fertilidade do solo, manejo do pastoreio e adequação do manejo nutricional.
Com esta iniciativa, objetiva-se também incentivar o aumento da renda das famílias, estimular a qualificação dos produtores de leite, e apoiar a sucessão rural, pois os filhos veem cenários diferentes, de mais lucratividade, e se motivam a dar sequência às atividades no campo.
Rodinei e Gislaine já vivem o PISA há três anos
Eles são produtores de leite na localidade da Cascata, no interior de Soledade. Rodinei de Lima Aguirre e Gislaine de Camargo Aguirre estão iniciando o primeiro ano do projeto em parceria com a Sicredi Botucaraí RS/MG, mas já estavam aplicando as técnicas, na turma proporcionada pelo SENAR/RS e SEBRAE.
Segundo Rodinei, a produção melhorou consideravelmente desde a implantação das técnicas. “Existia a nossa propriedade antes do PISA e depois. Produzimos muito mais e estamos cada vez mais motivados”, disse.
O técnico responsável pela propriedade, Emanuel Antônio Schenider, lembra que todos os manejos facilitam a produção leiteira. “Nós empregamos soluções desde as mais simples até as mais elaboradas para otimizar cada vez mais a produção, e essa propriedade é uma prova disso”, elogiou.
Texto e Fotos: ASCOM/Sicredi
Comentários