Chuvas e umidade excessiva preocupa produtores de Soledade e região
O problema maior é o grande volume de chuva em curto espaço de tempo
Foto: Divulgação
Após período de estiagem, o clima causa preocupação para agricultores de Soledade e região. De acordo com a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul, o excesso de chuvas dos últimos meses vem atrapalhando o plantio do trigo e das demais culturas.
“Nesse período chuvoso de outono e início de inverno deveríamos comemorar porque sofremos muito com a estiagem dos últimos anos, essa chuva vem para estabilizar o nível manancial. Embora tenhamos até o final de julho para o plantio de inverno, as chuvas causam grandes preocupações aos produtores em relação com a produção,” esclarece o engenheiro agrônomo da Emater Escritório de Soledade, Roger Terra de Morais.
Conforme Roger perante a umidade e tempo nublado o plantio de inverno deverá ser iniciado apenas no próximo mês, em julho. Pode acontecer que cultivarias de ciclo mais longo, atrasem o plantio da soja no verão, mas também poderá diminuir muito o risco de perda por geada, e o florescimento do trigo. Esta situação adversa, futuramente pode trazer bons resultados para as safras.
Sem a presença do sol, produtores que já colocaram a semente no solo podem obter prejuízo no desenvolvimento do produto.
“Dados analísticos apontam que o inverno siga dentro da normalidade a expectativa é que esta safra de inverno seja bem sucedida”, finaliza Morais.
Comentários